Como combinar cores em um look: um guia para o seu visual

Moda | 07/02/2022

Como combinar cores em um look: um guia para o seu visual Como combinar cores em um look: um guia para o seu visual

Você é dessas que tem dificuldade em combinar cores em um look? Prefere apostar no básico com medo de errar na hora de misturar os tons? Fique tranquila, porque a gente vai te ajudar! 

Sabemos que combinar diferentes tonalidades não é nada fácil e, quando isso não é feito de forma harmoniosa, o visual pode ficar bastante carregado e desagradável. 

A boa notícia é que você não precisa ser uma expert em moda para experimentar looks coloridos. Com alguns truques básicos, é possível arrasar e trazer muita alegria e charme para os visuais. Vem com a gente, vamos te contar tudinho!

Círculo cromático: o seu melhor amigo

Também conhecida como círculo de cor, essa é uma ferramenta superbacana para auxiliar na hora de combinar diferentes tonalidades. Ela é composta por 12 cores: as três primárias, as três secundárias e as seis terciárias. 

Não está lembrada quais são essas cores? Confira:

  • Cores primárias: amarelo, vermelho (magenta) e azul (ciano).

  • Cores secundárias: laranja, roxo e verde.

  • Cores terciárias: amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, vermelho-alaranjado, vermelho-arroxeado, azul-arroxeado e azul-esverdeado.

combinar cores círculo cromático

O círculo cromático é um grande aliado para fazer a combinação de cores

Outra informação interessante é que as cores do círculo cromático são divididas entre quentes (vermelho, laranja, amarelo etc.) e frias (azul, roxo, verde etc.).

Como usar círculo cromático nas roupas?

Existem diversas formas de utilizar essa ferramenta na hora de criar um look. Entender essas possibilidades de combinações é um dos melhores truques para criar visuais fashionistas e condizentes. 

Combinação por contraste ou complementar

A primeira opção são aquelas feitas com as cores opostas no círculo cromático — e provavelmente esse é o tipo de mistura de tons que mais gera dúvidas, justamente por ser mais ousado. Um exemplo é o uso do roxo com o verde que, mesmo opostas, se complementam e harmonizam. 

Além disso, esse tipo de combinação, por gerar bastante contraste entre as cores, deixa o visual mais vibrante e longe de passar despercebido!

Para tornar o look ainda mais atrativo, a dica de ouro é que as cores selecionadas tenham a mesma intensidade, que pode ser forte ou mais suave.

combinar cores opostas
As cores opostas no círculo cromático dão um resultado superestiloso para o seu visual. 

Combinação por harmonia ou análoga

Em seguida, temos a combinação por harmonia, que é o uso de cores análogas, ou seja, as que estão lado a lado no círculo. Um bom exemplo é o uso do vermelho com tons mais terrosos. Vale ressaltar que, por ser um tipo de mistura com pouco contraste, dá um ar mais elegante ao look. Se o seu objetivo é criar um visual sofisticado, aposte nessa dica.

combinar cores tons terrosos
Usar o círculo cromático para cores análogas é uma ótima ideia para looks mais sofisticados. 

Combinação monocromática

Amada por uns, não tão apreciada por outros, a combinação monocromática é uma das mais conhecidas. Investir nessa opção é muito fácil, entretanto, se não for feito do melhor jeito, pode criar aquela sensação de estar usando um conjunto ou um uniforme — e por isso muitos preferem não optar. 

Contudo, existem dicas infalíveis para arrasar no monocromático. A primeira, é usar diferentes tons de uma cor. Por exemplo: na parte de cima, uma nuance mais forte e, na de baixo, uma mais clara. 

Outro truque é apostar em texturas e tecidos diferentes para cada peça. Esse tipo de sacada dá um toque bastante fashionista e tira o seu look da mesmice. Afinal, detalhes sempre deixam o visual ainda mais especial, não é mesmo? 


Uma boa combinação de cores e roupa é o estilo monocromático. 

Combinação complementar dividida

Esse é um tipo de combinação mais complexa. Primeiro, você escolhe uma cor. Em seguida, vai pegar os dois tons que ficam ao lado da cor complementar da tonalidade selecionada. Para entender melhor, veja o círculo cromático abaixo: as linhas verde-escuras representam as cores que formam essa harmonia. 

combinar cores tríade
As cores complementares divididas passam um ar criativo e original. 

Pode parecer um pouco complexo, mas essa paleta de cores é uma ótima ideia para quem quer dar uma inovada nos looks e experimentar novas coisas com roupas, acessórios e calçados!

Combinação de cores tríades

Mais uma escolha com três cores, esse tipo de combinação faz um triângulo no círculo cromático. Você vai escolher um tom e traçar um triângulo de lados iguais para descobrir as nuances que vão bem. 

Assim como a opção anterior, esta é bastante ousada e é ideal para pessoas que adoram visuais coloridos, vibrantes e que gostam de expressar-se com criatividade.

combinar cores tríade
As cores tríades são ousadas e bastante alinhadas com as tendências em alta. 

Como combinar cores com estampas?

Além de saber combinar cores entre si, outro desafio comum é trazer as peças estampadas para o look. Afinal, algumas padronagens são bastante difíceis de serem adicionadas no visual e, até mesmo, podem deixar a sua produção carregada. 

A primeira dica sobre estampas é pensar nelas como ponto focal, ou seja, um item de destaque no look. Os calçados são ótimos para esse objetivo e podem ser a peça-chave para deixar o visual mais descontraído ou sofisticado. 

A segunda dica é usar as estampas sempre equilibradas com peças lisas, que funcionam como uma “base” do look. Ou seja, um item na cor branca, um calçado neutro etc. Essa é uma boa forma de evitar um visual carregado e, ainda, criar um ponto focal. 

Não se esqueça de atentar-se para os acessórios! Se for usar uma peça muito estampada, prefira brincos, colares e outros mais discretos.

combinar cores tênis
Ao usar calçados estampados, lembre-se de apostar em tons neutros. 

Como combinar sapatos, roupa e acessórios?

Agora que você já tem mil ideias de looks, vem a dúvida: e os sapatos? Afinal, tudo tem que casar para ficar o mais harmonioso e estiloso possível. 

Ainda sobre roupas estampadas, a nossa primeira dica é apostar em calçados neutros. Ou seja, cores como preto, caramelo, nude próximo ao seu tom de pele, branco etc.

combinar cores bota
O equilíbrio é uma ótima forma de combinação de cores de roupa, acessórios e sapatos.

Outra opção é começar a montar o look pelo sapato, especialmente se ele for uma peça que você acabou de comprar e quer muuuuito usar, mas não sabe ainda como. Comece por eles, em seguida pela parte de baixo e termine com a blusa. 

E agora, uma dica polêmica: calçados não têm que, necessariamente, ser da mesma cor que a bolsa. Eles podem, sim, ser diferentes. Como assim?

Depois de montar o seu look e finalizar com o sapato ideal, você pode optar por uma bolsa que fique bem equilibrada. Se você estiver com um tênis estampado, apostar em um acessório mais neutro é uma ótima opção. 

Combinar sapato com bolsa é ok, e não combinar também. O importante é manter a harmonia para que não fique um visual poluído. 

Para finalizar, entra o cinto, mais um assunto que levanta algumas polêmicas. Afinal, é necessário combinar com o sapato? Não! O ideal é focar na combinação do acessório com a roupa e, como já explicamos, depois acrescentar os outros itens de forma harmônica.

Agora que você já sabe tudo sobre combinar cores em looks, que tal soltar a imaginação e pensar nos seus próximos visuais? Lembre-se que, acima de tudo, o importante é você se sentir bem e confortável. Não adianta combinar vários tons mas, na hora de vestir, sentir que aquilo não é para você. Siga a sua essência que tudo dará certo!

E se você gostou deste conteúdo, inscreva-se na nossa newsletter e compartilhe com as suas amigas. Até mais!