Estilo maximalista na moda: conheça a tendência do momento

Moda | 05/01/2022

Estilo maximalista na moda: conheça a tendência do momento Estilo maximalista na moda: conheça a tendência do momento

Crédito editorial de imagem de capa: Luca Ponti / Shutterstock.com

Depois de muitos anos ouvindo lemas como “menos é mais” e buscando inspirações de looks minimalistas, novas tendências estão invadindo as passarelas e as ruas do mundo todo, como é o caso do estilo maximalista.

Mas por que a estética do exagero é a promessa de 2022 e dos próximos anos? E o que ela tem a ver com o momento que estamos vivendo? Neste post, vamos explicar tudo isso para você e dar dicas sobre como investir na tendência em combinações inusitadas, fashionistas e nada óbvias. Boa leitura!

O que é o maximalismo na moda?

Como o nome sugere, o estilo maximalista valoriza o exagero e a ostentação em todos os sentidos. Ele aposta na combinação de cores, estampas e modelagens, misturando e adicionando diversos elementos em um único look. 

Embora o estilo tenha surgido por volta dos anos 1970 — na época, o arquiteto Robert Venturi já dizia coisas como “less is bore”, ou “menos é chato” —, é no cenário da pandemia que o maximalismo ganha força. Afinal, depois de uma onda minimalista e tanto tempo em isolamento social, o desejo de expressar uma identidade bem definida volta com mais força do que nunca.

Na alta costura, marcas como Gucci, Balmain e Comme des Garçons são o palco central do maximalismo, investindo em composições excessivas, exageradas, exuberantes e irreverentes. 

Só que isso não quer dizer que o maximalismo na moda seja apenas incluir um monte de elementos e ponto final! Aqui, estamos falando de um exagero sofisticado, ou seja, de uma combinação coerente entre cores, estampas, modelagens e acessórios.

Estilo maximalista
O estilo maximalista está presente em modelagens oversized, mix de estampas e uso de acessórios ousados e irreverentes! (Crédito editorial: Luca Ponti / Shutterstock.com)

Minimalismo e maximalista

Como você já pode perceber, o maximalismo tem uma proposta completamente oposta ao minimalismo, movimento que surgiu na década de 1960 e que até hoje tem muita força no mundo da moda, do design e da arquitetura.

Isso quer dizer que enquanto no minimalismo nós encontramos cortes mais clássicos, peças atemporais e cores mais sóbrias, o maximalismo vai apostar em tons vibrantes, mix de estampas e acessórios, modelagens fora da caixa e muita — mas muita! — criatividade.

Mas como o mundo não é só preto e branco, há também ramificações que misturam os dois movimentos, como é o caso do maximalismo minimal, que aposta no exagero pontual, ou seja, inserir uma grande quantidade de informações em um elemento específico do look.

Estilo maximalista
Enquanto o minimalismo aposta em tons sóbrios e peças atemporais, o maximalismo investe em cores vibrantes, estampas variadas e muita criatividade.

Como criar looks maximalistas?

Um look maximalista pode ser criado de diversas maneiras e, inclusive, já está presente no street style há algum tempo em composições com mix de estampas, cores vibrantes ou neon, uso de muitos acessórios, etc.

Se você gosta e se inspira no maximalismo, o céu é o limite na hora de criar visuais. Afinal, aqui, mais é mais! Misture suas estampas favoritas, invista em maxi acessórios, aposte em sapatos coloridos, diferentes e até mesmo estampados.

Para quem ainda não é completamente adepto à tendência, é possível apostar em peças pontuais que seguem a estética, como calçados com estilo maximalista — sapatos coloridos, estampados, tênis chunky —, modelagens oversized, color block… São muitas as possibilidades!

Mix de estampas

Se você é fã do mix de estampas, o maximalismo já é a sua cara! Padronagens étnicas, florais, abstratas, geométricas… Experimente peças com ilustrações distintas e vá combinando até encontrar um visual que te agrade. E para finalizar o look, que tal apostar no estilo maximalista de sapato? Rasteirinhas coloridas, mocassins tratorados e tênis estampados são apenas algumas das opções disponíveis.

Estilo maximalista
O mix de estampas é o clássico do estilo maximalista! 

Tênis feminino com estampas

Cores vibrantes

Se o mix de estampas não é muito a sua vibe,  combinações de roupas em tons vibrantes são a forma mais certeira de apostar no maximalismo na moda. Você pode investir em um conjuntinho monocromático, peças em neon ou mesmo criar um look color block em cores vivas, como rosa e verde.

Estilo maximalista
Quando o assunto é a estética do exagero, cores alegres são um must have!

Para complementar, colares ou pulseiras grandes e com um aspecto mais grosseiro criam um visual incrível! Nos pés, aposte nas papetes, saltos coloridos, rasteiras com brilho e estampas em geral!

Sapatilha azul estampada

Acessórios e modelagens

Caso você prefira peças mais neutras e um visual clean, mas ainda assim queira apostar no maximalismo, vale a pena investir em modelagens oversized e acessórios maxi. Camisetões, blazers estruturados e com ombreiras, calças boyfriend, colares, pulseiras e brincos grandes são boas opções para começar a experimentar a tendência do exagero sofisticado.

Estilo maximalista
Acessórios chamativos e peças com cortes inusitados são ótimas escolhas para um visual maximalista. (Crédito editorial: Street style photo / Shutterstock.com)

Além do estilo maximalista, estéticas mistas, como o maximalismo minimal —  que mistura  maximalismo e minimalismo —, também são ótimas referências para sair do óbvio e acompanhar as últimas tendências! A sugestão aqui é: escolha uma peça ou modelagem foco e se joga!

Tamanco azul

Ainda que o maximalismo não tenha atingido o mesmo patamar do minimalismo no street style, a tendência promete se fortalecer no cenário pós-pandemia, em que a moda volta a ocupar um espaço importante de expressão e autoidentificação.

Gostou de saber mais sobre o estilo maximalista? Abaixo, você confere outras opções de sapatos disponíveis na Studio Z que seguem essa tendência, para looks criativos e inusitados!