Se Patricinhas de Beverly Hills e Gossip Girl eram e sempre foram as suas referências de moda, nós temos uma boa notícia: chegou a vez do estilo old money! Sim, estamos falando dos looks que esbanjam sofisticação, com peças clássicas e aquele toque retrô irresistível.
Se você já está ligada na trend e quer saber mais, continue a leitura deste post, nós vamos te contar tudo!
Old money style: o que é isso?
Old money é uma expressão da língua inglesa, que significa “dinheiro velho”. Parece estranho ao traduzir para o português, mas o conceito está relacionado às pessoas que receberam grandes heranças que são passadas de geração em geração — o tipo de coisa que vemos em filmes de famílias ricas.
O estilo old money, de acordo com a FFW, é bastante comum em países onde não ocorreu a aristocracia ou a monarquia e, a partir da Revolução Industrial, a classe da burguesia acumulou esse dinheiro.
Na moda, estamos falando de visuais sofisticados, montados com peças clássicas do guarda-roupa, como camisas brancas, terninhos xadrez, saias rodadas, suéteres, entre outros. Lana Del Rey é uma ótima inspiração do estilo, já que a cantora criou muitos videoclipes inspirados na estética de luxo, retrô e casas enormes no campo.
O clipe National Anthem, da cantora, é uma boa ideia de audiovisual para conhecer todo o universo e a estética do old money, desde roupas, acessórios até maquiagem e cabelo.
Entenda a volta da tendência
Pensar nessa estética de “dinheiro velho” parece algo até bastante ultrapassado, especialmente em um momento em que as cores, os elementos extravagantes e o brilho fazem parte das tendências. O que pode, então, explicar o retorno desse estilo?
Na verdade, é sempre válido lembrar que a moda também é um fenômeno cultural e, por isso, muitos motivos influenciam determinadas estéticas e tendências. Algumas especulações estão relacionadas ao próprio entretenimento: séries como Gossip Girl e outras inspiradas no estilo de vida de famílias ricas e antigas mexem com o imaginário das pessoas e, claro, podem ser referências estéticas.
Outro aspecto é, justamente, ser um contraponto a esse momento atual da moda, repleta de elementos dos anos 2000, cores, brilhos e extravagância. Ou seja, uma batalha entre o elegante e o minimalista contra a vivacidade e o exagero.
Um dos lados que chama a atenção da volta da tendência é que ela esteja em alta na rede TikTok, predominantemente usada pelos jovens da geração Z. Até a data de publicação deste post, há cerca de 671,6 milhões de visualizações para a hashtag #oldmoneyaesthetic.
@helena.nataliee old money inspired summer outfit ???? #ootd #oldmoneyaesthetic ♬ La dolce vita (In via Veneto) – Remastered 2017 – Carlo Savina
Por outro lado, a estética também tem levantado críticas sociais, justamente por ser um estilo elitista, inspirado em um grupo composto por pessoas brancas e detentoras de grandes fortunas e que contribui para a marginalização de outros movimentos culturais, etnias e vivências.
Entretanto, se você gosta de um guarda-roupa mais sofisticado, minimalista e sério, continue a leitura e inspire-se com algumas dicas.
Características do estilo old money
A gente já comentou que as peças clássicas são o carro-chefe dessa estética. Além disso, roupas inspiradas em esportes, como golfe, tênis e hipismo, são a base do estilo, por serem atividades que fazem parte da rotina de pessoas com lifestyle de herdeiro. Confira outras características!
Roupas com tons neutros
Roupas claras e neutras são a cara deste estilo. O branco, o bege, o azul-marinho e os detalhes no preto estão quase sempre presentes. Tudo isso é um contraste em relação ao dopamine dressing, que é fã de paletas coloridas e vibrantes.
Old money: estilo dá destaque para cores neutras. (Imagem: reprodução/ Pinterest)
Peças atemporais
As peças que compõem o guarda-roupa old money são aquelas que nunca saem de jogo. A camisa branca, por exemplo, é indispensável, tanto para as estações frias quanto para as quentes. A gola polo, a saia plissada, os conjuntinhos da moda elegantes e a estampa xadrez são outros bons exemplos.
Se for usar shorts, dê preferência para os que são em tecido branco ou os de ciclista, que têm tudo a ver com a pegada esportiva que já comentamos.
Para as temperaturas frias, o tricot não pode faltar! Aposte naqueles com decote em V, para combinar com camisa, ou nas opções sem manga.
A sofisticação e o esportivo sempre estão em equilíbrio no estilo old money. (Imagem: reprodução/ Pinterest)
Acessórios minimalistas
Os acessórios minimalistas, inspirados em joias, são a cara do old money. Se você é fã desse estilo, esqueça os colares e brincos extravagantes e coloridos, e foque nas opções douradas, sem muitos detalhes, com pérolas ou brilhantes. Tudo deve ser mínimo.
No estilo old money, os acessórios são mínimos e com o objetivo de dar brilho e delicadeza ao visual.
Sapatos clássicos
É claro que não poderíamos deixar de falar dos sapatos que combinam com o estilo! Para criar um look digno de herdeira, não podem faltar scarpins, sandálias de salto fino, botas em estilo montaria, tênis branco e mocassim. Esses modelos nunca saem de moda e deixam qualquer visual incrível!
O tênis branco é uma marca do old money. (Imagem: reprodução/ Pinterest)
Com essas dicas, você está pronta para montar visuais elegantes e não vai passar despercebida! E se você gosta de conteúdos com dicas de moda, compartilhe com suas amigas e cadastre-se na newsletter da STZ, no formulário abaixo!