Armário-cápsula de inverno: em quais peças investir?

O armário-cápsula é uma excelente estratégia para quem preza por um guarda-roupa atemporal, prático e sustentável em todos os sentidos. Afinal, estamos falando de um modelo que tem como base o investimento em peças duradouras e facilmente combináveis, o que evita a necessidade de comprar (e descartar!) o tempo todo.

Pensando nas estações mais frias do ano, ele é também uma forma de facilitar a composição de looks estilosos e quentinhos, sem que você precise passar um tempão na frente do armário, pensando o que usar.

Neste texto, vamos explicar o que é e como montar um armário-cápsula, incluindo sugestões de roupas, acessórios e calçados para os dias mais frios. Ao final, você confere ainda dicas de como compor looks de inverno. Boa leitura!

Como funciona o armário-cápsula?

O armário-cápsula surgiu na década de 1970, pela estilista Susie Faux. O propósito era pensar em um guarda-roupa com peças atemporais, fáceis de serem combinadas entre si e que contemplasse tudo o que uma pessoa precisa para determinada estação, levando em consideração vida social, trabalho, lazer, etc.

Sugerem-se quantidades específicas de peças, mas não é necessário seguir uma regra universal. O mais importante é manter somente as roupas que você realmente usa. Assim, evita-se o acúmulo de itens, o que anda lado a lado com a premissa do minimalismo na moda.

Com relação aos tipos de peças, a princípio, preza-se por roupas coringas e atemporais, que possam ser usadas em diversas ocasiões. No entanto, não é preciso deixar seu estilo pessoal de lado para investir no armário-cápsula! Se você é fã do maximalismo enquanto estética, por exemplo, pode fazer uma curadoria de peças irreverentes, porém limitadas, que façam sentido com o seu cotidiano.


O armário-cápsula prioriza peças-chave, que podem ser facilmente combinadas entre si.

Armário-cápsula feminino para o inverno

Antes de te indicar peças para um armário-cápsula de inverno, vamos falar sobre dicas de como começar a investir nessa iniciativa?

O primeiro passo para montar qualquer armário-cápsula é fazer uma limpa no seu próprio guarda-roupa. Olhe tudo o que você tem (tudo mesmo!) e selecione as peças que deseja manter, que são, em geral, aquelas que você mais usa no dia a dia.

Depois disso, é hora de exercitar a lei do desapego! Não se prenda à ideia de que, em algum momento, eventualmente, você vai usar aquela roupa que está parada há anos em seu guarda-roupa. Para conseguir criar um armário-cápsula realmente efetivo, é necessário se desfazer de tudo aquilo que não serve, por um motivo ou outro.

Outra questão importante é pensar nos contextos: roupas para ficar em casa, ir ao trabalho, peças para praticar exercícios ou fazer atividades de lazer, modelos para eventos mais formais, etc. Assim, você consegue categorizar o guarda-roupa e organizá-lo de uma maneira ainda mais efetiva.

Por fim, aposte em mais roupas de cima do que de baixo. Afinal, calças, saias e shorts são facilmente reutilizáveis em looks do dia a dia. Agora, vamos às sugestões de peças!

Roupas

Como comentamos, a quantidade de peças de um guarda-roupa cápsula vai depender do perfil de quem vai utilizá-lo. Se você não gosta de repetir looks, se possui uma agenda muito atarefada e que contempla atividades que exigem trocas de visuais, a sua curadoria, muito provavelmente, vai contemplar mais opções de roupas de inverno.

Por isso, vale a pena pensar em um número limitado para cada categoria, mas que faça sentido com a sua rotina, e utilizar esse valor estabelecido como guia na hora de criar e manter seu armário-cápsula.


É essencial levar o seu estilo pessoal em consideração na hora de criar um armário-cápsula de inverno.

Pensando na base de um armário-cápsula de inverno (sem levar em consideração roupas íntimas), nossas sugestões de peças são:

  • 10 partes de cima estratégicas (camisetas, camisas, segunda pele, etc);
  • 7 partes de baixo;
  • 5 suéteres e blusas de inverno;
  • 4 casacos (jaquetas, blazers, cardigans, trench coats, etc);
  • 3 peças statement (vestidos, macacões, roupas mais coloridas ou estampadas, etc).

Acessórios

Na hora de selecionar os acessórios para seu armário-cápsula, a dica é pensar em itens que possam ser usados tanto no dia a dia quanto em eventos mais formais. Colares, por exemplo, podem ser combinados para criar um visual mais arrojado. 

  • 5 colares;
  • 3 brincos;
  • 2 bolsas (uma para o dia a dia e uma para sair);
  • 2 cintos.

Se preferir, você pode adicionar alguns acessórios para o cabelo também, como presilhas, lenços e tiaras.

Calçados

Para os calçados, o ideal é investir em sapatos de inverno versáteis. E, claro, que sejam quentinhos e confortáveis! Você pode começar com:

Dicas para criar looks

Quando você começar a usar o seu armário-cápsula, vai ver que é muito mais fácil criar combinações quando você tem uma quantidade limitada de opções. No entanto, se você ainda está em processo de criação desse guarda-roupa, uma solução é ir provando combinações com o que você já tem e tirar fotos dos looks que chamaram sua atenção.

Outra ótima saída é criar uma pasta de inspiração no Pinterest, incluindo composições que você acha estilosas e possíveis de reproduzir. Ao fazer isso, inclusive, também fica mais fácil visualizar se você vai precisar comprar algumas peças para completar o seu guarda-roupa.

Por fim, lembre-se: invista em peças de qualidade, que sejam duráveis. Assim, seu armário-cápsula será mais duradouro, exigindo apenas algumas pequenas renovações de tempos em tempos.

Na STZ, você encontra sapatos, bolsas e acessórios que vão deixar seu armário-cápsula mais completo e estiloso! Acesse o e-commerce para conferir, clicando no banner abaixo!

Avalie esse post
Studio Z

Studio Z

A Studio Z vai muito além de mais uma rede de lojas de calçados e acessórios. O que nos move todos os dias é a vontade de oferecer uma moda fácil, descomplicada e acessível aos nossos clientes.

Deixe um comentário