5 tipos de botas para ter no seu guarda-roupa + inspirações

Moda | 03/04/2023

5 tipos de botas para ter no seu guarda-roupa + inspirações 5 tipos de botas para ter no seu guarda-roupa + inspirações

É só entrar no outono que, automaticamente, a gente já começa a pensar em tipos de bota para ter no armário. Seja para os looks do trabalho ou do barzinho com as amigas, ter variações do calçado é sempre uma boa ideia.

Se você é como nós e não gosta de perder nenhuma tendência, continue a leitura deste conteúdo e confira os tipos de botas femininas e como usar!

1. Bota western

Alô, galera de cowboy! Ou melhor, alô looks ousados! Outono e inverno não são sinônimos de peças básicas, por mais que as cores neutras fiquem em evidência. Sempre há espaço para incrementar uma bota diferentona. Então, que tal se jogar no estilo western?

Os calçados com ar de cowboy vão estar em alta este ano, mas com uma proposta muito fashionista, que une o estilo natural ao sexy. Tem para todos os gostos: botas monocromáticas, com diferentes alturas de cano, mais básicas e, também, mais chamativas.

Bota western
Entre os estilos de botas que vão bombar em 2023 está o modelo western.

E como usar bota western no look? Calma, amiga, a gente não vai te deixar na mão! A primeira coisa que você precisa saber é que dá para criar produções ousadas, mas também minimalistas, se o excesso de informação não é a sua praia. 

Então, anote: a primeira combinação é com o jeans. Esse tecido é neutro e provavelmente é uma das alternativas mais fáceis. Com calça, dá para usar com a barra dentro ou fora da bota. Na parte de cima, aposte em camisa, tricot ou t-shirt. 

Quer mais opções além da calça? Vá de vestido! O visual fica com um ar boho, e as peças casam perfeitamente. Não importa o tamanho, pode ser curto, midi ou longo, vai dar certo!

Look com bota western
Não sabe como usar bota western? Aposte em um vestido, se você é fã do estilo boho.

2. Ankle boot

O modelo ankle boot é aquele clássico — mas não básico — que a gente tem que ter! Estamos falando das botas até o tornozelo, essenciais para os visuais do dia a dia, mas, a depender do estilo, elas podem combinar muito bem em produções para a noite. 

A ankle boot é uma boa ideia para quem gosta de bota de salto médio e grosso, porque é muito confortável e, por isso, você pode apostar nela para trabalhar, ir ao mercado, enfim, para essas atividades corriqueiras.

Ankle boot
Modelos minimalistas podem compor a produção para o trabalho e outras atividades da rotina.

Agora, se o seu objetivo é um look ousado com bota de cano baixo, a nossa dica é apostar naquelas com salto fino e cores nada básicas, como o pink. Na verdade, se você ama o estilo maximalista, pode usar essa opção no dia a dia, entretanto, para ocasiões formais ou noturnas, fica muito bem.

Botas ankle boot rosa
Que tipo de roupa usar com bota de cano curto? A que você quiser! O calçado é muito versátil.

E como inserir esse calçado em um look? Na verdade, não há muitos segredos, já que é uma peça extremamente versátil. Com calças, é um clássico: podem ser jeans (de diferentes cortes), alfaiataria, montaria etc. Dica de styling: use peças da mesma cor, se você deseja uma silhueta alongada. 

Ainda sobre o uso com calças, você pode optar por uma peça que cubra totalmente a bota (deixando aparente apenas o bico) ou que comece onde o cano termina.

Outra opção são os visuais monocromáticos finalizados com botas de cor diferente. Extremamente moderno e fashionista, esse ponto de cor deixa a produção bastante harmoniosa e equilibrada em relação à silhueta. 

Vestidos e saias midi também podem ser utilizados com ankle boot. Ao fazer isso, a dica é deixar um pouco da canela à mostra, para não achatar a silhueta. Ao adicionar meia-calça no visual, o ideal é que ela seja da mesma cor que a bota.

Por último, shorts e saias curtas combinadas com a bota de cano curto são uma combinação sem erro! Eles alongam o visual, já que as pernas ficam em maior evidência.

Bota ankle boot
Dúvidas de como montar o visual? Aposte em uma saia estilosa. 

3. Over the knee

Se tem uma bota que exala poder e sensualidade é a over the knee. Você pode encontrar o modelo em três tamanhos: o que fica exatamente no joelho, o que sobe um pouco acima e o que alcança a metade da coxa. 

Independentemente de qual for o tamanho do cano ou o material (camurça, vinil etc.), a nossa dica é dar preferência pela bota na cor preta. Ela é muito mais fácil de combinar com outras peças e, por ser chamativa, a escolha da paleta é ainda mais importante.

Bota over the knee
Entre os tipos de botas femininas que mais chamam a atenção está a over the knee.

Também existem diferentes tipos de salto (e aí vai de acordo com a sua preferência). Há quem goste do modelo mais rasteiro, mas a opção mais alta é uma ótima ideia e deixa o visual ainda mais poderoso. 

Na hora de criar um look, há algumas opções certeiras. A primeira é o uso da over the knee com uma calça skinny — mas beeeeem skinny mesmo. Complemente a produção com um tricot e uma camisa por baixo. 

A saia também não tem erro, sobretudo se ela for preta também. Ao mostrar um pouco da perna, o seu visual fica extremamente fashionista, ao mesmo tempo que tem uma sensualidade e alonga a silhueta.

Agora, se você quer construir um look charmosíssimo e a sua cidade é daquelas que fica bem fria durante o outono e inverno, aposte em um tricot oversized combinando com a bota. O visual é muito elegante!

4. Cano alto

A bota de cano longo feminina é ótima para quem quer alongar a silhueta e, ainda, usar um item extremamente estiloso e moderno. Mas qual a diferença entre ela e a over the knee? Esta é de altura mais baixa, bem antes do joelho. 

Os modelos em vinil e de materiais metalizados estão em alta e proporcionam à produção uma pegada mais futurista. Para quem é adepta do maximalismo, as opções em cores vibrantes, texturas, aplicações e estampas são uma ótima ideia. 

E como adicionar o calçado ao look? É simples e há combinações que dão muito certo. Uma delas é o uso da bota de cano alto com o short largo de alfaiataria. O resultado é elegante e ousado. 

Outra opção é a saia midi com a bota. Sim, ela vai ficar parcialmente coberta, mas em contrapartida dá a sensação de uma silhueta alongada, 

Uma alternativa bastante comum e amada por muitas pessoas é o uso do jeans por dentro da bota de cano alto. Aqui, o ideal é ser skinny, para que a produção fique mais bonita. Outra dica é optar por uma calça com tom próximo ao calçado ou, de preferência, da mesma cor. 

Por fim, as minissaias, vestidos e shorts curtos são ótimas peças para usar junto com sua bota. As pernas ficam em evidência e bastante valorizadas.

Bota de cano alto com brilho
Os modelos de botas metalizadas estão em alta.

5. Coturno

O coturno é um dos queridinhos de quem adora um visual moderno, estiloso e despojado. O calçado, apesar de ter uma pegada mais pesada, é capaz de repaginar um look e agregar autenticidade. 

Existem modelos para todos os gostos, por exemplo, com saltos, em diversas cores, acabamentos, detalhes… Basta procurar aquele que tem mais a ver com a sua personalidade.

Bota coturno feminina
O coturno é uma das botas para o inverno favoritas!

 

Mas, afinal, bota coturno combina com que tipo de roupa? Todas! É possível usar com uma grande diversidade de peças. Um look clássico é o calçado + calça skinny, no jeans ou em couro sintético. Não tem erro!

As calças largas, estilo mom jeans, também têm o seu espaço e ficam estilosíssimas combinadas com coturno! Essa dupla é perfeita para criar uma produção despojada e com uma pegada grunge. 

Mas se você gosta de visuais autênticos e criativos, experimente o coturno com calça pantacourt. Teste combinações com diferentes cores e tecidos, até encontrar uma que seja a sua cara.

Uma opção que é muito legal é usar o calçado com vestido. Mas o vestido não combina só com sandália? Nada disso, amiga! O bacana é, justamente, a mistura de uma peça tão delicada com uma pesada. O contraste entre esses dois universos cria um resultado incrível!

A saia midi também combina bem com a bota e traz um toque descontraído para a produção, além de muita originalidade. 

Look com bota coturno
Roupas curtas + coturno = combinação incrível!

Agora você já está por dentro dos tipos de bota que não podem faltar em um armário fashionista para compor bons looks para as estações frias. Ainda não tem algum desses modelos? Visite o site da STZ e confira a nossa coleção de outono/inverno 2023!