Se tem algo que é emocionante e inspirador são os filmes sobre moda. Quem nunca teve vontade de trabalhar em uma grande revista depois de assistir O diabo veste Prada? Ou quis fazer criações como do live action de Cruella? A verdade é que esses longas são icônicos e mexem com o imaginário de qualquer um.
Se você também ama filmes sobre o mundo da moda e gostaria de conhecer mais, confira a nossa lista com 11 indicações.
1. Cruella
Todo mundo conhece a Cruella como a vilã dos 101 dálmatas, entretanto, o live action homônimo de 2021, protagonizado por Emma Stone, fez a gente esquecer da personalidade malvada da personagem e se apaixonar totalmente por essa nova versão.
Cruella é um filme fashion do início ao fim, inclusive, ganhou o Oscar de Melhor Figurino — e não é para menos! A personagem esbanja autenticidade e, se no começo ela parecia apenas uma moça tímida, ao longo da película ela mostra que é uma estilista original e para lá de criativa.
O filme se passa na década de 1970 e narra a história de Estella — personagem de Emma —, uma menina que perdeu a mãe muito nova e, desde então, teve que se virar no mundo. Ainda criança, ela morava sozinha com a companhia de dois amigos que conheceu nas ruas, Jasper e Horace.
Já na vida adulta, Estella passa a trabalhar em uma loja de roupas famosa e assinadas pela grande estilista Baronesa Van Hellman. Logo, a moça sobe de carreira e começa a fazer parte da equipe de criação da designer consagrada.
Cruella é cheio de referências do mundo da moda. (Imagem: reprodução/Veja São Paulo)
Aos poucos, Estella conhece um lado negativo de Baronesa e, daí em diante, segue firme no sonho de ser uma estilista reconhecida e é nesse momento que nasce Cruella, a vilã.
Os figurinos do filme foram desenvolvidos por Jenny Beavan, designer que já venceu outros prêmios importantes no cinema, com a nova versão de Mad Max. Se você ficou curiosa e quer conhecer mais sobre toda a produção dos looks, assista ao vídeo do canal Crônicas da Moda por Maria Landeiro.
Onde assistir? Disney+.
2. O diabo veste Prada
Se você já sonhou ser uma editora de moda, provavelmente já assistiu O diabo veste Prada — esse é o filme que conquista todo jornalista que sonha trabalhar no mundo fashion.
A história gira em torno de Andrea Sachs (Anne Hathaway), uma jovem jornalista que começa a trabalhar como assistente em uma das maiores revistas de moda, a Runway, ao lado da executiva Miranda Priestly (Meryl Streep).
- Leia também: Mulheres no cinema — 6 produções para prestigiar
Por trás de todo o glamour da moda, Andrea percebe que existe uma série de dificuldades e, para contorná-las, a gente acompanha a transformação da personagem para se encaixar dentro desse mundo.
Miranda também não é uma patroa fácil, e exige o máximo de Andrea, o que gera, ao longo do filme, uma identificação entre a grande editora com a assistente.
O diabo veste Prada não deixa nada a desejar nos figurinos, criados por Patricia Field, a mesma designer de Sex and the city. Estima-se, inclusive, que os looks do longa estejam avaliados em mais de 1 milhão de dólares!
O figurino do filme inclui diversas grifes e ultrapassou o valor de 1 milhão de dólares. Imagem: reprodução/revista Glamour)
Onde assistir? Star+.
3. Coco antes de Chanel
Quando o assunto é moda, é simplesmente impossível não lembrar da ilustre Coco Chanel, estilista francesa que criou uma das casas mais importantes do mundo fashion com looks icônicos. A verdade é que essa mulher era um gênio e, mesmo depois de tantos anos após a sua morte (ela morreu em 10 de janeiro de 1971, aos 87 anos) , seu trabalho ainda é reconhecido e amado.
Em Coco antes de Chanel, como o nome explica, acompanhamos a história da grande estilista até se tornar quem é. A vida começa como uma menina órfã, que veio de uma família pobre e que trabalhava com costura durante o dia, mas, de noite, performava em um cabaré.
Com o tempo, Coco é introduzida à alta sociedade, até conhecer Boy Capel, um grande amor que a incentivou e ajudou a manter-se na carreira de estilista.
Os looks do filme, criados por Catherine Leterrier, são impecáveis e conquistaram o Oscar de Melhor Figurino em 2010. Além disso, a designer criou fielmente alguns visuais da Coco Chanel.
Um dos pontos que mais chamam a atenção para o filme é que há peças reais que pertenciam à estilista, como o terno e alguns colares de pérolas, sem falar que houve gravações no antigo apartamento de Chanel.
Para quem quer conhecer mais sobre o trabalho ilustre de Coco e conferir o estilo das peças, vale a pena assistir ao longa.
Onde assistir? Telecine Play e Apple TV+.
4. Bonequinha de luxo
Não há como negar que Audrey Hepburn é um dos rostos mais inesquecíveis do cinema e, também, que quando o tema é filmes sobre moda, não pode faltar Bonequinha de luxo.
O longa é uma das produções mais populares de Audrey, que atua no papel de Holly Golightly, uma acompanhante de luxo de personalidade excêntrica que mora em Nova York e tem o sonho de se tornar uma mulher rica e atriz de Hollywood.
Holly tem uma grande paixão pelas joias da famosíssima grife Tiffany & Co. — inclusive, a cena de abertura do filme é justamente da personagem tomando café da manhã enquanto observa a vitrine da loja.
- Você pode gostar: Personagens femininas empoderadas — 10 ficções para te inspirar
Mas esse não é o único momento em que a moda surge no filme. Ainda na abertura do longa, Audrey surge com o clássico vestido preto criado por Hubert de Givenchy, estilista brilhante, mas que, na época, estava apenas no início da carreira.
Para quem ama visuais elegantes, minimalistas e com um toque vintage, Bonequinha de luxo é um verdadeiro sonho. Saiba mais sobre o figurino no vídeo do canal Descomplicando a Moda.
Onde assistir? Telecine e Globoplay.
5. Cinderela em Paris
E vamos de mais um filme com Audrey Hepburn! A sofisticação e a beleza da atriz são inegáveis e, por isso, ela se destaca tantas vezes como um ícone fashion, como aconteceu no longa Cinderela em Paris.
O nome do filme já diz muito sobre o enredo: Jo Stockton é uma moça simples e trabalha como atendente de uma livraria, mas, após ser encontrada por um fotógrafo de uma revista famosa, torna-se o rosto que ilustra o lançamento da nova edição.
O fotógrafo convida Jo a ir a Paris para esse trabalho e a moça aceita, incentivada pela ideia de encontrar um importante guru intelectual.
Como todo bom romance, obviamente Jo e o fotógrafo se conhecem melhor e se aproximam, apaixonando-se um pelo outro.
Cinderela em Paris traz um pouco do dia a dia em uma revista de moda, desde a seleção de matérias para compor uma edição até a capa e a produção de fotografias. Além de, mais uma vez, nos proporcionar os figurinos feitos por Givenchy e pela estilista Edith Head.
Em mais uma produção, Givenchy desenvolve o figurino de Audrey Hepburn. Imagem: reprodução/ IMDb)
Onde assistir? Apple TV+.
6. De repente 30
Sair da adolescência e se tornar uma adulta bem sucedida é o sonho de muitas meninas. O que elas não sabem é que crescer, na maioria das vezes, não é fácil. É exatamente isso o que vemos em De repente 30.
Jenna Rink (interpretada na adolescência por Christina B. Allen e, na vida adulta, por Jennifer Garner) é uma garota que se esforça para conquistar a popularidade na escola. Depois de uma festa de aniversário em que foi humilhada pelos colegas, tudo o que ela deseja é ter 30 anos.
E como já dizia o velho ditado, palavras têm poder, e Jenna torna-se instantaneamente uma mulher de 30 anos, que trabalha em uma revista de moda.
Para quem ama o mundo fashion, esta é mais uma produção que permite ver um pouco de como são criados os editoriais de uma revista, as sessões fotográficas e a concepção de ideias.
Assista abaixo ao trailer.
Onde assistir? Esta é uma opção de filme sobre moda na Netflix.
7. Fresh Dressed
Muitas vezes ao longo da história, a moda e o surgimento de uma cultura estiveram conectados. Um exemplo disso é o hip-hop com o streetwear, na década de 1970, em Nova York.
Fresh Dressed mostra, exatamente, a ascensão da moda urbana e como ser estiloso nem sempre tem a ver com dinheiro. O documentário conta a história do estilo no hip-hop, além de apresentar a origem de diversas peças de roupa utilizadas dentro do movimento.
Se até agora passamos por filmes que trazem figurinos inspirados em grandes maisons ou produzidos por estilistas conceituados, em Fresh Dressed você acompanha uma cultura que vai contra a moda elitista e mostra como grandes estilos foram criados com peças acessíveis e que chegaram a entrar pelas lojas e competir com grifes.
O documentário também chama a atenção pela presença de rappers estadunidenses renomados, como Pharell Williams, Ye, Nas etc. Assista ao trailer abaixo.
Onde assistir? Prime video.
8. The true cost
O mundo da moda é fascinante, inspirador e cheio de criatividade. Mas por trás disso tudo, infelizmente, ainda existem muitos temas que são um verdadeiro espinho para esse universo, como a produção de lixo e a mão de obra desvalorizada.
Essas são questões apontadas no documentário The true cost (em tradução, O verdadeiro custo), que foi gravado em diferentes partes do mundo para trazer distintos aspectos sobre a moda.
Compreender tudo o que há por trás da indústria é uma forma de repensarmos a nossa relação com as roupas, valorizar mais cada peça que adquirimos e ter mais responsabilidade em tudo o que consumimos.
Onde assistir? No YouTube.
9. Maria Antonieta
Você já deve ter ouvido falar do nome Maria Antonieta. Ela era uma jovem arquiduquesa da Áustria e, anos mais tarde, tornou-se rainha da França, casada com Luís XVI.
Maria Antonieta foi uma monarca polêmica, já que era conhecida por gastar muito dinheiro com roupas e festas. A rainha, de fato, era uma grande adepta da extravagância e deixava isso sempre claro em suas vestes e seus penteados — inclusive, esse foi um dos motivos de revolta do povo francês, que viviam em grande pobreza enquanto a realeza ostentava um enorme número de trajes e outras exuberâncias.
O longa homônimo foi inspirado no livro bibliográfico Marie Antoinette: the journey, entretanto, a diretora Sofia Coppola trouxe toques de modernidade, tirando o filme do comum e tornando-o mais contemporâneo.
A figurinista responsável, Milena Canonero, foi essencial para trazer, então, as vestes da época com um ar mais fashionista — candy colors e cabelos cor-de-rosa são exemplo desse trabalho feito pela designer.
Vale lembrar que Milena já criou figurinos para outros filmes aclamados, como Laranja Mecânica, O iluminado, The Grand Budapest Hotel e O Poderoso Chefão 3. Maria Antonieta, no entanto, venceu o Oscar nessa categoria.
Onde assistir? Globoplay, Starz, Prime Video e Apple TV.
10. Moulin Rouge
Christian (Ewan McGregor) é um jovem poeta, sensível e inocente, que deseja mudar-se para um bairro boêmio de Paris e ser inserido na vida social dessa região. Quem o ajuda é um amigo, que o introduz à boate Moulin Rouge, onde drogas, sexo e muita festança fazem parte do estilo do local.
É claro que Christian, ao visitar Moulin Rouge, rapidamente se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a mulher mais cobiçada da boate, mas que está presa em um relacionamento falso para salvar o local da falência.
Conforme Christian e Satine se aproximam e se apaixonam, Moulin Rouge corre risco de ir por água abaixo.
Talvez você esteja se perguntando qual a relação entre esse filme e a moda. É simples: os figurinos incríveis que renderam ao longa um Oscar na categoria. Joias, espartilhos, ousadia e muito brilho são aspectos que compõem os looks de Moulin Rouge, sobretudo da personagem de Nicole Kidman.
Os figurinistas Catherine Martin e Angus Strathie criaram as vestes inspiradas nos dançarinos da época em que Moulin Rouge (sim, esse lugar existe mesmo!) foi inaugurada em 1889.
Os designers responsáveis revelam que, na época da criação dos figurinos, tiveram acesso a coleções originais das roupas de Moulin Rouge. Entretanto, deram um toque moderno para que as vestes ficassem mais atualizadas.
Os figurinos de Satine foram essenciais para embelezar a fotografia do filme, mas também para dar mais detalhes da vida da personagem. Sem falar das joias, que são elementos fundamentais para glamourizar a trama.
As joias e o brilho de Moulin Rouge conquistam qualquer apaixonado por moda. (Imagem: reprodução/ IMDb)
Onde assistir? Disney+.
11. O Grande Gatsby
Do mesmo diretor de Moulin Rouge (Baz Luhrmann), o Grande Gatsby é um filme inspirado no livro homônimo. A trama conta a história de um amor que gera muitas consequências, entre Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio) e Daisy Buchanan (Carey Mulligan), que foram reaproximados por Nick Carraway (Tobey Maguire), primo da moça.
Gatsby é um milionário, vizinho de Nick, e é adepto de dar festas enormes, cheias de luxo e, até mesmo, descontroladas. O Grande Gatsby foca em criticar o famoso “sonho americano”, na década de 1920.
Este é mais um filme que não está diretamente ligado à moda, mas é uma obra vencedora do Oscar de Melhor Figurino e muitos outros prêmios nessa categoria. Os trajes são da autoria da australiana Catherine Martin.
Cheios de glamour, os looks do filme são, inclusive, compostos por muitas grifes, como Prada (houve parceria entre Martin e Miuccia Prada) e joias da Tiffany & Co.
O filme chegou a ganhar uma exposição itinerante dos figurinos nas lojas Prada por todo mundo.
Looks da Prada e joias da Tiffany marcam o figurino de Grande Gatsby. (Imagem: reprodução/IMDb)
Onde assistir? HBO Max, Amazon Video e Google Play Movies.
Agora o que não faltam são opções de filmes sobre moda para maratonar! Compartilhe com suas amigas e com quem ama esse universo e não deixe de assinar a nossa newsletter.