Por que nunca é uma mulher? Talvez você já tenha feito essa pergunta enquanto assistia algum filme, no qual, mais uma vez, quem salvava o dia ou ganhava as glórias de ser um grande líder eram eles. Parece algo inofensivo e comum, mas a verdade é que dar espaço para que a personagem feminina seja grandiosa é fundamental para a formação da identidade, autoestima e do encorajamento de todas nós.
É claro que esse cenário tem mudado nos últimos an’os e, cada vez mais, nós podemos ter o prazer de curtir histórias protagonizadas por personagens femininas empoderadas que inspiram e nos ajudam a ver que podemos ocupar qualquer espaço e ser exatamente quem somos.
Pensando nisso, preparamos para você uma lista de 10 ficções com personagens mulheres que são essenciais para o desenrolar dessas histórias, além de serem simplesmente incríveis.
1. Game of Thrones
Quando o assunto são mulheres fortes, não há como deixar passar batida a série de sucesso da HBO, Game of Thrones. Não importa qual seja a sua família favorita, a história é repleta de personagens empoderadas e que a todo momento mostram que não são alvos fáceis — pelo contrário, elas têm bastante jogo de cintura!
Provavelmente, uma das primeiras personagens que vem à cabeça é Daenerys Targaryen, a famosa Mãe dos Dragões. A rainha começou a trajetória do zero, mas não tardou para vermos ela construir o próprio império com muita coragem e “sangue nos olhos”. Vale lembrar que, nas primeiras temporadas, ela era tratada por todos como apenas uma garota e precisou provar para muitos o verdadeiro poder e as habilidades em ser uma grande conquistadora.
E o que falar de Cersei? Apesar de ser a vilã, a leoa mostrou que é capaz de fazer tudo pelos filhos e proteger quem mais ama. A rainha-regente também soube conquistar bons aliados, que foram fundamentais para manter o poder da Casa Lannister.
Não podemos também deixar de falar da Arya! Ainda quando criança, ela fez uma longa jornada em que aprendeu a cuidar de si mesma e a ser uma grande guerreira. Esperta, perspicaz e com a mente afiada, a jovem Stark representa muito bem a famosa frase “lute como uma garota”.
Quando se trata de personagens de séries femininas, as mulheres de Game of Thrones sempre são relembradas. Imagem: reprodução/Revista Galileu
2. Harry Potter
Impossível deixar fora da lista Hermione Granger, não é mesmo? Apesar de não ocupar o papel principal, a bruxinha é essencial para a jornada de Harry — afinal, o que seria dele sem ela salvando o dia? — e demonstra ser uma das grandes feiticeiras da sua idade.
A vida de Hermione não é das mais fáceis para a personagem feminina: no começo, ela não tem amigos e, até mesmo, é maltratada por ser filha de trouxas (no livro, isso significa pessoas que não são feiticeiras). Não tarda para que ela encontre os seus dois melhores amigos e seja fundamental para o desenvolver de cada história, graças à inteligência, lealdade e coragem da bruxinha.
Conhecida pela paixão por livros e por estudar, ela ganha grande destaque nos últimos filmes. É claro que o resto você precisará conferir, porque não vamos te dar spoilers hehe.
3. O conto da Aia
Se você está procurando uma ficção recheada de personagens femininas empoderadas, acabou de achar! “O conto da Aia” é uma obra distópica, ou seja, que narra um lugar imaginário, onde a privação é extrema, e que conta sobre a opressão às mulheres na República de Gilead (território fictício, mas que fica situado nos Estados Unidos).
A obra, escrita por Margareth Atwood, inspirou a série homônima (disponível na Paramount) e não há dúvidas de que retrata muitos conflitos que, mesmo em um cenário tão negativo, parecem próximos de nós. Dentre eles, podemos mencionar estrupro, violência e outros.
June, a personagem principal, é capturada e torna-se uma aia, ou seja, uma mulher que pertence ao governo, não tem direitos e o único objetivo é procriar. Entretanto, mesmo em um local cheio de hostilidade e crueldade, ela transforma-se em alguém forte e destemida, que não mede esforços para salvar crianças, recuperar a filha e destruir Gilead.
Ao lado dela, personagens como Moira, Alma e Emily também vão te inspirar, uma vez que elas fazem parte do grupo de resistência e se demonstram o tempo todo corajosas e focadas em libertar as mulheres.
4. Mulher-Maravilha
Os novos filmes da Mulher-Maravilha fizeram toda a diferença no universo dos heróis que, até então, era predominantemente masculino. Não há dúvidas de que a produção inspirou diversas meninas ao redor do mundo, especialmente por mostrar que, sim, mulheres são fortes e podem ser guerreiras incríveis.
A história conta a jornada de Diana, princesa das amazonas, que é enviada ao mundo para propagar a paz e defender a verdade.
Nos cinemas, além de participar de outros longas da DC Comics, ela tem os seus próprios filmes que, atualmente, são dois. Se você é fã de aventura e cultura nerd, Mulher-Maravilha é a personagem ideal para te inspirar.
“Mulher-Maravilha” é um filme que inspirou muitas meninas ao redor do mundo com a personagem feminina no papel principal. Imagem: reprodução/Revista Quem Globo
5. Pantera Negra
Filme fundamental para a representatividade das pessoas negras, “Pantera Negra” é cheio de mulheres incríveis! Sim, o personagem principal é um homem, entretanto, ao redor dele, o que não falta são grandes presenças femininas.
Podemos começar por Shuri. A irmã do herói é, ao mesmo tempo, a parceira de trabalho dele e desenvolve em laboratório criações cheias de tecnologia para melhorar o desempenho do Pantera Negra. Um viva às mulheres na ciência!
Temos também as Dora Milaje, as personagens guerreiras femininas responsáveis por proteger a família real de Wakanda e manter a paz do reino. Além disso, elas são treinadas para lutar e manusear diferentes armas, sem falar que são capazes de falar diversos idiomas.
E, claro, não poderíamos deixar de mencionar Nakia, par romântico de T’Challa, interpretado pela maravilhosa Lupita Nyong’o. A guerreira é enviada por diversas missões ao redor do mundo e, a partir dessa experiência, entende que Wakanda deveria ajudar as pessoas que passam por diferentes tipos de dificuldades.
Além disso, quando T’Challa decide ouvir a guerreira e coloca Wakanda a serviço das outras pessoas, Nakia torna-se responsável por supervisionar a política humanitária do reino.
Se você quer um filme cheio de mulheres guerreiras, fortes e essenciais, “Pantera Negra” é uma ótima indicação.
“Pantera Negra” tem diversas personagens da Marvel femininas que são fortes e essenciais para o desenrolar da história. Imagem: reprodução/Ovelhamag
6. Estrelas além do tempo
E já que citamos mulheres na ciência, não poderíamos deixar de falar do “Estrelas além do tempo”, indicado ao Oscar de melhor filme em 2017, entre outros prêmios importantes da indústria cinematográfica.
A narrativa é inspirada na história real de três cientistas da Nasa que, na época, eram totalmente invisibilizadas por serem mulheres e negras. Elas são Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson.
Johnson era matemática e coordenou a análise para cálculo da viagem feita pelo primeiro norte-americano ao espaço. Vaughan também era matemática e responsável pela implementação da linguagem Fortran. Por último, Jackson foi engenheira espacial da Nasa e trabalhou sob supervisão de Dorothy.
Alcançar esses espaços de destaque não foi fácil para nenhuma delas, uma vez que as cientistas tiveram que lutar contra a segregação e o machismo. Quer ter um gostinho dessa história inspiradora? Assista abaixo ao trailer!
7. Star Wars
Apesar das personagens principais de Star Wars (disponíveis na Disney +) serem masculinas, não podemos deixar de citar a princesa Leia, líder dos rebeldes. Dedicada a estabelecer a paz, ela é totalmente focada em lutar por uma galáxia mais democrática e, consequentemente, derrubar os regimes autoritários.
Infelizmente, a personagem sofre alguns momentos ruins com o filho Ben, que opta pelo lado negro da força, além da derrota pela Primeira Ordem. Mesmo assim, Leia é uma personagem que deixa um grande legado político para Star Wars como general da Resistência.
8. Bastardos inglórios
Vamos falar um pouco de história? “Bastardos inglórios” é uma narrativa inspirada no período do nazismo, na França. Basicamente, o longa trata de duas trajetórias diferentes, mas com o mesmo objetivo: liquidar o líder da Alemanha nazista.
Uma história é focada na jovem judia Shosanna (que teve a família assassinada por militares nazis) e a outra é referente a um grupo de soldados judeus que tem o objetivo de “dar uma lição” aos inimigos.
Se você já assistiu, sabe que Shoshanna é uma jovem cheia de personalidade, dona do seu próprio cinema e que entende muito bem de dar cortes aos homens que a perturbam, como o convencido soldado alemão que insiste em conhecê-la — afinal de contas, ela não abaixa a cabeça para ninguém!
Além disso, a nossa personagem é confiante, estratégica e inteligente, sem falar o quão fiel é aos seus ideais e objetivos. Poderíamos dizer muito mais da grandiosidade dessa personagem feminina empoderada, mas indicamos você assistir ao filme e deliciar-se com a jornada de Shosanna — ou Emmanuele, nome que ela cria para manter-se disfarçada.
Shosanna é dona do próprio cinema. Imagem: reprodução/Inglorious Basterds Fandom
9. How to get away with murder
Mulheres poderosas? Nós amamos! Por isso, tínhamos que incluir Annalise Keating, personagem principal do seriado “How to get away with murder”, interpretada pela incrível Viola Davis.
Annalise é advogada e professora universitária renomada, que esbanja confiança, poder e jogo de cintura. A trama envolve também os estagiários que atuam ao lado dela e que a cada episódio aprendem lições valiosas para a vida profissional, mas também como garantir a liberdade perante o assassinato de uma estudante.
Apesar de toda força que Annalise emana, por trás dessa mulher imponente existe uma série de traumas vivenciados por alguém de origem pobre, família negra e que passou por um estupro enquanto criança. Mesmo construindo uma vida onde precisava manter-se forte e combater abusos, ela vivenciou um relacionamento em que era vítima de violência psicológica.
Para fãs de mistério, histórias de crimes e enredos que mostram questões sociais necessárias, vale a pena conhecer “How to get away with murder”.
10. Adoráveis mulheres
Nossa última dica de ficção com personagens femininas empoderadas é “Adoráveis mulheres”, o filme inspirado no romance “Mulherzinhas”. O enredo conta a história de quatro irmãs norte-americanas no pós-guerra civil dos Estados Unidos: Jo, Beth, Meg e Amy.
Jo sonha em ser escritora, mas, assim como outras autoras da época, encontra uma série de barreiras para ser inserida no mercado editorial. Para que ela pudesse lançar os seus trabalhos, teria que seguir algumas regras impostas, como a de que suas personagens femininas acabassem casadas.
Entretanto, a jovem deseja ser muito mais do que isso e não aceita imposições que não vão de acordo com o seu estilo de vida, ao mesmo tempo que amadurece ao lado das irmãs, que, mesmo diferentes, nutrem laços e um amor único.
Apesar de “Adoráveis Mulheres” estar disponível em diversas versões, a de Greta Gerwing foi bastante aclamada pelas críticas, tanto pela parte técnica impecável quanto pelo toque especial que deu à história.
Jo, em Adoráveis Mulheres, demonstra ser uma verdadeira girl power para conquistar aquilo que quer! Imagem: reprodução/G1
Agora que você já tem várias dicas de personagens empoderadas femininas, que tal maratonar essas opções? Chame suas amigas, indique para elas e bora se inspirar com essas ficções bem conceituadas e que, sem dúvidas, marcaram a história do cinema.
Se você gosta deste tipo de conteúdo, não deixe de assinar a nossa newsletter. Basta preencher o formulário abaixo.