Calçados para trilha: 4 dicas de calçados confortáveis e resistentes

Estilo de Vida | 19/10/2023

Calçados para trilha: 4 dicas de calçados confortáveis e resistentes Calçados para trilha: 4 dicas de calçados confortáveis e resistentes

Fazer trilha é tudo de bom! Apreciar a natureza, fazer exercício, se conectar com os amigos ou com a família e ainda se aventurar! Por isso, escolher o melhor calçado para trilha é fundamental para não transformar esse momento em uma lembrança de dores nos pés.

Tem quem prefira trilhas longas, subidas de montanhas ou de cachoeiras e tem aqueles que gostam de um passeio rápido ou um acesso à uma praia deserta. O certo é que, não importa o nível de dificuldade da trilha, conforto e resistência são características importantes na hora de escolher o calçado.

Se você é fã de trilha e está na dúvida de como escolher o calçado certo, a gente te conta!

Leia também: Guia do tênis de corrida: tudo o que você precisa saber

Como escolher o melhor calçado para trilha?

Existem vários fatores que precisam ser levados em consideração na hora de escolher o seu calçado para trilha. O tempo que você vai fazer a caminhada, o tipo de solo e as condições climáticas são alguns itens que influenciam qual calçado escolher.

O calçado para trilha tem que ser estável e aderente ao terreno para que você não escorregue e acabe causando algum acidente. Também deve ter amortecimento, já que a atividade é de alto impacto e os percursos são irregulares.

Se for à prova d'água, melhor ainda! Daí você consegue aproveitar seu calçado em várias situações.

Foi só falar em trilha e você ficou com vontade de sair por aí? Então confere essas 4 dicas que nós separamos para quem tá super afim de uma aventura mas não sabe qual calçado escolher!

1. Saiba qual será o tipo de percurso

As trilhas costumam ter 3 níveis de percursos:

Baixo

São trilhas mais tranquilas, normalmente em terrenos mais firmes, que exigem pouco preparo físico. Nesse caso, calçados mais leves favorecem passos mais ágeis.

Aliás, temos uma sugestão de um tênis super leve que ainda proporciona respirabilidade e flexibilidade. O Tênis Mizuno Wave Stratos oferece amortecimento responsivo e estabilidade incomparável. Ótimo para trilhas mais tranquilas!

Tênis Mizuno Wave Stratos Esportivo Feminino Knit Lilás

Médio

Ideais para quem já pratica exercícios e quer um desafio. Nesse caso os terrenos são mais irregulares, com obstáculos e, muitas vezes, o clima é um pouco adverso.

Para quem optar por esse tipo de trilha, o calçado precisa ter um solado e uma entressola com tecnologia mais aderente e amortecedora, além de um cabedal resistente.

Alto

São aquelas trilhas pra quem já está acostumada a condições extremas de solo e de temperatura, com vários obstáculos, podendo ter água, gelo, vento e até vulcões... por que não?

Para esse tipo de trilha, o calçado deve ter tecnologia com mais resistência à neve ou ao calor extremo, além de ser impermeável.

2. Bota ou tênis? Qual o melhor calçado para trilha?

Por mais que a maioria das pessoas use tênis para a prática de exercícios, no caso das trilhas, você pode optar pelo uso de botas especiais.

Na verdade, cada um deles têm funções específicas. As botas, por conta dos canos mais altos, oferecem mais estabilidade no tornozelo, evitando torções, além de aguentarem mais o peso do corpo quando for preciso carregar uma mochila recheada de equipamentos.

No entanto, elas costumam ser mais pesadas, o que faz com que os movimentos fiquem um pouco limitados e cansam um pouco os pés em trilhas mais curtas.

Inclusive, uma bota que a gente recomenda muito é a Bota Trekking Vertus. Ela é uma opção fashion e funcional para mulheres que amam uma longa trilha na natureza. Feita de material sintético, ela oferece conforto, proteção e durabilidade.

Bota Trekking Vertus Detalhe Ilhós Recortes Marrom

Quem quer fazer trilhas mais rápidas e que requerem mais leveza, pode optar por um tênis. O tênis é a melhor opção para terrenos com menos dificuldade e quando você precisa de movimentos mais ágeis para atravessar obstáculos.

3. Considere as condições do local

Já sabe como é a trilha? Qual será o tipo de terreno? É areia ou lama? Tem que atravessar rios ou subir montanhas? Tudo isso é fundamental também na hora de escolher seu calçado.

Se você não conhece bem as condições é sempre bom buscar alguém que já tenha ido naquela trilha para avaliar se você está bem preparada.

Aliás, a temperatura e o clima também importam muito! Se você vai passar por percursos com água ou se a previsão é de muita chuva, saiba que um calçado impermeável é indispensável.

4. Não abra mão do conforto

O calçado para trilha, assim como para outros esportes, precisa ser confortável e ponto final! Não adianta nada ter um solado resistente, um tecido impermeável e um design incrível e cair do seu pé quando você estiver no meio do percurso.

Por conta disso, o calçado precisa ter um ajuste firme, nem muito apertado, nem solto. Você deve conseguir caminhar naturalmente com ele, sem muito esforço. Lembre-se que você vai utilizá-lo por muitas horas, dependendo do tempo de trilha!

Uma ótima opção super confortável é Tênis Actvitta Esportivo. Esse tênis de camurça lilás é tanto confortável quanto estiloso. O fecho em cadarço proporciona um ajuste firme, mantendo você segura.

Tênis Actvitta Esportivo Feminino Recortes Camurça Lilás

Preparada para a aventura? Confira a loja online da STZ e escolha o seu novo calçado para trilha!