Alô, motomamis! A tendência da vez é todinha de vocês: a bikercore. O estilo reúne elementos pesados e com toque futurístico, acabamentos em couro sintético e design totalmente inspirado em roupas e calçados de motociclismo — tudo isso de forma repaginada e com um ar sexy e poderoso.
Pronta para criar looks de motoqueira e se sentir diretamente saída de algum clipe de Rosalía? Então, vem com a gente que nós vamos te contar tudo sobre a trend!
O que é bikercore?
O bikercore é o estilo de motociclista com uma pegada totalmente fashionista. A tendência tem como elementos principais as jaquetas de couro, as botas tratoradas, camisetas de banda, bolsas inspiradas no ano 2000, além de maquiagem e cabelos futuristas.
Grandes grifes já apostaram em criações inspiradas na moda motoqueira e em corridas de automobilismo, trazendo coleções incríveis e provando que é possível criar produções com itens pesados sem perder o glamour.
E claro, não podemos deixar de citar a cantora espanhola Rosalía, um verdadeiro ícone do look motoqueira e que deu ainda mais força para a estética com o lançamento do álbum Motomami, em 2022. Nos videoclipes da artista, é possível identificar facilmente o estilo, que mistura elementos do futurismo.
Rosalía: looks da cantora são inspirados na estética bikercore. (Imagem: reprodução Pinterest/SStr)
A melhor parte sobre a tendência é que você pode usá-la em qualquer estação — mesmo! É possível adaptá-la para os dias mais quentes, assim como para as estações mais frias. Tudo o que você precisa é de boas referências e peças versáteis.
Look motomami: o que não pode faltar?
Antes de começar a montar visuais, vale conhecer quais são os principais elementos da estética. Assim, a sua produção é mais certeira e você vai ter facilidade na hora de criar os looks de acordo com a proposta.
O primeiro passo é conhecer as principais cores da tendência. Há três tons que são chave: o preto, o rosa pink e o off-white. As nuances se equilibram e, juntas, auxiliam na harmonia entre os elementos pesados com a sensualidade.
O segundo ponto é a mistura de texturas. Você já sabe que o couro sintético é um material forte na tendência, mas, além dele, há o vinil, o jeans e outros tecidos que fazem parte da produção. Saber brincar, ousar e combiná-los é importante para criar o estilo motomami.
A mistura de roupas, comprimentos e texturas faz parte do estilo. (Imagem: reprodução Pinterest/ Footwear News).
O terceiro passo é dar atenção aos calçados. Eles são fundamentais na produção e ressaltam ainda mais o visual motoqueira. Aqui, a dica é investir em modelos mais pesados, com solado tratorado, materiais que imitam couro e vinil, saltos e plataformas altas, além de canos que podem ficar pela canela ou ir acima do joelho.
Por último, a beleza. Cabelos futuristas são parte da estética, portanto, aposte em coques nada convencionais, mistura de cores com o tom natural dos seus fios, trancinhas, maria-chiquinha e adornos diferentões, como pompons.
Penteados modernos e com pegada futurista compõem a produção. (Imagem: reprodução Pinterest/Savageroyally).
A maquiagem, em geral, faz contraste com todos os elementos pesados e se apresenta de uma forma mais leve, com referência nos anos 2000. As sombras cintilantes podem fazer parte, mas também é possível apostar em produtos com cores neutras. Nos lábios, prefira batons próximos à cor da sua pele e delineador labial para contorno, lip tint ou gloss.
A maquiagem pode ter uma aparência mais natural, ou pode ser feita com produtos marcantes. (Imagem: reprodução Pinterest/ Seval)
Inspirações de look motoqueira
Agora que você já sabe tudo sobre os elementos principais, chegou a hora de dar uma espiada em algumas inspirações para pôr o visual motoqueira em prática.
A primeira delas é uma combinação que não tem erro e exala a energia bikercore: top tomara que caia + calça de couro + jaquetão de motociclismo. O contraste entre essas peças dá um ar fashionista ao visual, ao mesmo tempo que não perde a feminilidade. Finalize com uma sandália meia pata e acessórios.
Ainda que o estilo seja adepto de peças pesadas, os saltos agregam elegância. (Imagem: reprodução Pinterest/ Vee)
Vai sair à noite e quer uma opção mais ousada e sensual? Combine o top com uma microssaia (elas não podem faltar nesta estética!) e, claro, finalize com uma jaqueta carregada de imitação de couro. Pode apostar que a sua produção não vai passar nem um pouco despercebida.
Saias e tops curtos são indispensáveis para o estilo! (Imagem: reprodução Pinterest/Paulina Laba).
Outra opção à minissaia são os shorts de couro. Você pode combiná-los com coturno — fica muito fashionista! — e, se quiser adicionar um toque de delicadeza, experimente uma blusa que mostra os braços com mangas bufantes.
Coturnos e shorts combinam muito bem!
Bateu um frio aí? A gente sugere a combinação do tricot oversized com calça de couro e botas tratoradas. Ela é perfeita para criar um visual com aparência mais pesada, e ao mesmo tempo extremamente confortável.
Experimente combinar com tricot, moletom e outros modelos.
Eu sou discreta, STZ. Posso aderir à estética bikercore? Você já sabe o que a gente acredita que todo mundo é livre para ser quem quiser, independentemente do estilo. Por isso, não poderíamos deixar de trazer uma opção para as mais básicas. Afinal, minimalismo não é sinônimo de looks sem graça!
Aposte em um visual monocromático preto, e combine a bota coturno com uma jaqueta de couro. A produção é simples mas com muito potencial.
Se você gosta do visual mais discreto, experimente o look monocromático.
Até agora, você viu muitas opções que ficam ótimas para os dias frios, mas como o Brasil é majoritariamente quente, nós vamos te apresentar inspirações para curtir as estações primavera/verão sem abrir mão da tendência.
O cropped é sempre muito bem-vindo, especialmente se tiver uma pegada esportiva e que remeta ao bikercore. Combine essa peça com calça, short ou saia de couro.
Os croppeds são grandes aliados de quem vive em cidades quentes e, ainda assim, quer manter o estilo. (Imagem: reprodução Pinterest/The After Life).
Nos pés, se você não se incomodar, pode usar uma bota (coturno ou com solado tratorado) para combinar com o visual. Se as temperaturas estiverem altas demais para isso, substitua por sandálias com um ar mais pesado ou, até mesmo, por tênis esportivo.
No calor, a combinação de roupas curtas com bota fica incrível.
Pronta para arrasar depois de todas essas dicas? Apostamos que sim! Não deixe de visitar o site da Studio Z e conferir a nossa linha de botas que tem tudo a ver com o look motociclista feminino. Clique no banner abaixo e saiba mais!