Guia do cuidado com a pele no frio: o que você deve saber

Beleza | 16/06/2022

Guia do cuidado com a pele no frio: o que você deve saber Guia do cuidado com a pele no frio: o que você deve saber

As temperaturas baixas podem ser uma delícia para quem ama ficar debaixo do cobertor assistindo filmes, saboreando um bom caldo ou bebendo algo quente. Mas como nem tudo são flores, os dias gelados também significam que chegou a hora de redobrar os cuidados com a pele no frio. 

Durante as temporadas mais frias, muitos hábitos impactam a nossa pele, como os banhos quentes, que removem a oleosidade natural e a diminuição da transpiração, que contribui para o ressecamento. 

Se você não dispensa o skincare da sua rotina e já está pronta para aplicar cuidados especiais para a sua pele no inverno, continue a leitura e confira todas as dicas que preparamos para você!

Pele ressecada no inverno: como identificar?

Notar que a sua pele está ressecada — ou que está na hora de prevenir que isso aconteça — é muito simples, porque os sinais não passam nada batidos. Vamos conferir!

  • Pele com aparência esbranquiçada e opaca;

  • Regiões do rosto com descamação;

  • Pele áspera e com aquela sensação de lixa;

  • Alergias e irritações. 

Cuidados com a pele no inverno

Se você já identificou esses sinais ou apenas quer prevenir o surgimento de qualquer um deles, vem com a gente porque vamos te explicar os cuidados que não podem faltar na sua rotina. 

Beba muita água

Beber água em dias muito frios, às vezes, parece um sacrifício — ainda mais quando você está bem aquecida e o consumo do líquido parece “esfriar” o corpo. Entretanto, é essencial ter a sua garrafinha sempre perto. 

O recomendado é beber, no mínimo, dois litros por dia. Se você acha difícil ou não é de consumir muita água, a dica é contar com a ajuda de aplicativos, alarmes ou, até mesmo, anotar cada vez que você bebe a sua garrafinha toda ou um copo. 

Não tome banhos quentes demorados

Ficar na água quente por bastante tempo é uma sensação muito boa, afinal, nada como aquecer todo o corpo com um banho bem gostoso. Apesar de ser uma delícia, isso não faz nada bem para a pele. 

No frio, evitar os banhos demorados em água quente, o uso de buchas e excesso de sabão é essencial para manter o manto hidrolipídico, que é como se fosse uma película que protege a pele. 

Banhos curtos, além de protegerem a sua pele, são ótimos para o meio ambiente, já que economizam água e energia.

Cuidados com a pele no frio banho
Baixa ingestão de água, mudança de temperatura e banhos quentes deixam a pele ressecada no inverno. 

Alimente-se bem

Já é do conhecimento de todo mundo que a alimentação saudável contribui em tudo, inclusive, na boa aparência da pele. Legumes, frutas e verduras não podem faltar nas refeições, porque são ricos em minerais e vitaminas que oferecem uma série de benefícios para o corpo. 

Alimentos com vitamina E e C são grandes aliados para deixar a cútis mais bonita, elástica e vistosa. Deixe de lado as gorduras e o excesso de farinha branca, e se jogue naquilo que faz bem. ??

Aproveite o pós-banho para hidratar a pele

Nós vamos falar adiante sobre hidratação de pele no inverno, mas antecipamos aqui uma dica: cremes não podem faltar, sempre após o banho. Aproveite o vapor que fica no banheiro, e que é ótimo para abrir os poros, e use a sua loção. 

Troque os seus produtos

Justamente pelo ressecamento no inverno ser mais agressivo, é muito importante ter produtos que dão conta das necessidades da pele, especialmente para quem, mesmo nas estações mais quentes do ano, tem a derme seca.

Por isso, a dica é trocar os hidratantes mais simples por aqueles indicados por dermatologistas, já que são marcas especializadas e que oferecem componentes que tornam o creme mais ativo, como ureia, ceramida, lactato de amônio, vitamina C e óleo de semente de uva. 

Dicas para skincare

E no inverno, como fica o skincare? Como explicamos ao longo deste conteúdo, a água quente interfere bastante na pele durante os dias frios e, claro, o rosto não escapa disso. Por isso, esse é um ótimo momento para investir em produtos melhores, com os mesmos ativos que já comentamos. 

Na hora de fazer a limpeza de pele no inverno, se a sua for seca de forma crônica, evite lavar mais do que uma vez por dia, para que não fique extremamente sensível. 

O protetor solar, de preferência com cor,  não pode faltar, mesmo que você more em um lugar mais nublado, use roupas que tapem mais o corpo ou faça home office — a radiação emitida pelas lâmpadas também é prejudicial para a pele! 

Para locais internos, aplique o produto de quatro em quatro horas; para externos, de duas em duas. Dê preferência para marcas com FPS 30 ou mais, assim como óxido de zinco ou dióxido de titânio na composição.

A dica de ouro para potencializar a sua hidratação é investir em um creme reparador para o rosto e aplicar antes de dormir. Essa é uma forma de resgatar os lipídios da pele e evitar o ressecamento. 

Os lábios também sofrem bastante com o frio e, por isso, os cuidados devem ser redobrados. Tenha sempre com você um hidratante labial ou um balm (de preferência com filtro solar), assim, quando estiver incomodada, basta aplicar.

Cuidados com a pele no inverno
Cuidar da pele no inverno deve incluir a atenção com os lábios. 

Evite passar a língua constantemente na boca. Apesar de ser quase automático, a saliva resseca ainda mais os lábios. Por último, esfolie de 15 em 15 dias a região. 

Por último, se você está afim de fazer procedimentos estéticos com o dermatologista, aproveite a ocasião! O inverno é um ótimo momento, justamente porque não há tanto sol, calor, suor e a tentação de ir para a piscina ou praia — que expõe a pele, além do contato com a água desses locais não ser uma boa ideia.

Por último, mãos e pés

Mãos e pés são partes do corpo que muitas vezes ficam esquecidas nos cuidados. A verdade é que elas merecem todo carinho e atenção, já que são peles delicadas e que também sofrem com a queda de temperatura. 

Para as mãos, invista em um creme reparador. Antes de dormir, aplique o produto com abundância e, ao acordar, o resultado será pele mais macia. 

Tenha sempre com você um creme para as mãos. Assim, basta aplicar quando sentir que elas estão ressecadas ou notar qualquer desconforto, como coceira, ardência etc. 

Ao ir em banheiros de locais públicos, evite secar a mão em secadores com ar quente. Dê preferência às toalhas de papel, que ressecam menos a pele. 

Se for andar de moto, lembre-se de sempre usar luvas. Quem se locomove dessa forma sabe como o frio pode ser difícil, e não há dúvidas de que o ar gelado prejudica muito as mãos, deixando-as, até mesmo, doloridas. 

Para os pés, os cuidados também são necessários. Comece por secá-los bem após tomar banho, para evitar que fiquem úmidos e, depois, abafados por calçados. Dê atenção especialmente para o meio dos dedos. 

Prefira as meias de algodão e, quando estiver em casa, tire um tempinho para deixar os pés respirarem, novamente, para evitar que fiquem abafados constantemente. 

Antes de dormir, vale aplicar creme hidratante próprio para a região e, em seguida, colocar as meias de algodão. Isso ajuda no processo de hidratação. 

Qualquer que seja a parte do corpo, os cuidados com a pele no inverno são essenciais, não apenas por questões estéticas, mas pelo bem-estar, alívio de alergias e conforto. Não ignore a importância de investir em produtos indicados por dermatologistas! 

Gostou deste conteúdo e quer receber mais dicas de como cuidar bem de você mesma? Assine abaixo a nossa newsletter e acompanhe o nosso blog!