Saber como fazer spa dos pés caseiro é o segredo que todas nós queremos. Afinal, nada como cuidar bem da parte do corpo que nos sustenta o dia inteiro e, ainda, economizar para fazer isso — alô, meninas que amam poupar!
Neste post, nós vamos te revelar os truques básicos para um spa dos pés simples, que vão deixar a sua pele macia e com boa aparência para usar calçados abertos sem medo de ser feliz. Continue na leitura e confira nossas dicas!
Spa dos pés: o que é?
Todo mundo já ouviu falar de spa, entretanto, sempre vem aquela ideia de pessoas com pepinos nos olhos, de roupão branco ou recebendo massagem nas costas. E quando falamos de pés, o que isso significa?
O spa nessa região é uma forma de hidratar bem a pele, relaxar os pés e cuidar de calos e rachaduras. São aplicadas algumas etapas, como esfoliação e massagem, para tirar toda a tensão e proporcionar bem-estar.
Qual a diferença de spa dos pés e plástica dos pés?
Eu já ouvi falar de plástica dos pés. Qual a diferença? Essa prática é para situações mais específicas e complexas, ou seja, é focada em peles muito ressecadas, com rachaduras profundas e calosidades.
Para esses casos, vale buscar uma profissional, pois ela avaliará o grau da situação e usará produtos bastante específicos.
Spa dos pés: benefícios
Além de uma pele mais bonita, as vantagens dessa prática são diversas, sobretudo para quem usa salto alto com frequência, passa muitas horas em pé ou adora ficar descalça. Confira:
- Eliminação de bactérias que ficam entre os dedos e geram mau odor;
- Relaxamento dos pés;
- Pele macia, bonita e mega hidratada;
- Estimulação da circulação sanguínea na região;
- Alívio de dores;
- Diminuição do estresse.
O spa de pés é indicado para qualquer pessoa sem problemas de saúde.
Como fazer spas dos pés caseiro: o que você precisa saber
Agora que já conhece os benefícios e as restrições, chegou o momento de conferir todas as nossas dicas, que vão desde produtos necessários até passo a passo. Pegue caneta e papel e comece a fazer a sua listinha!
Materiais para spa dos pés
- Esfoliante — pode ser o que você tiver em casa ou de uso profissional
- Removedor de esmalte
- Algodão
- Balde ou bacia — pode ser a própria para pés ou a que tiver em casa
- Creme hidratante próprio para os pés
- Plástico filme
- Meias
- Toalha
- Sachê de chá de camomila ou mistura própria para escalda pés
Spa dos pés: passo a passo
Anotou todos os materiais necessários? Então, chegou o momento de conferir etapa por etapa. Primeiramente, a gente indica que você deixe os seus materiais por perto e forre o local do chão da sua casa em que ficará a bacia, para evitar que molhe tudo — mas se você não liga para isso, está pronta para começar!
1. Remoção de esmalte e outras sujeiras na unha
O primeiro passo é bastante simples e faz parte da rotina de quem sempre faz as unhas dos pés, que nada mais é do que começar por remover qualquer resto de esmalte ou outras sujeiras.
Com um algodão umedecido em removedor de esmalte, comece por limpar bem as unhas, certificando-se que nenhum resíduo ficou para trás. Se quiser, utilize um palito para limpar por baixo e nos cantinhos.
2. Esfoliação do pé
Agora, chegou o momento da esfoliação. Aplique o produto nas mãos e esparrame bem por todo o pé. Faça movimentos circulares por toda a parte, especialmente no calcanhar. Dedique-se a essa etapa porque ela é muito importante para dar uniformidade à pele e remover células mortas.
Caso você não tenha esfoliante, nós temos uma dica: misture o hidratante da sua preferência com um pouco de açúcar e aplique na pele. O resultado será ótimo!
3. Pés na água
Na terceira etapa, você vai esquentar um pouco de água (não existe quantidade exata, ela deve ser o suficiente para mergulhar os pés) e adicionar à bacia. Para não ter risco de queimadura, adicione um pouco de água em temperatura ambiente.
Aproveite para tirar um tempo para você!
Agora, coloque os sachês de camomila ou uma mistura para escalda-pés e mergulhe os seus pés. Esse é um momento para relaxar, portanto, aproveite-o para tirar o esfoliante e curtir a sensação de quentinho na pele.
Em seguida, é só tirar os pés e secá-los com delicadeza.
4. Hidratação dos pés
Com os pés sequinhos, é o momento de hidratá-los. O ideal é que você conte com um produto específico para isso, para ter um efeito melhor. A pele dessa região é mais grossa que o restante do corpo e, portanto, vale a pena investir em um creme feito especialmente para agir nessa área.
Caso não tenha, não há problemas! Isso não vai ser impedimento para não cuidar bem de você.
Aproveite o momento de hidratação dos pés para massagear muito bem a área. A pele já vai estar macia por conta do esfoliante e, por isso, mais fácil de manusear. Mas eu não sei como massagear, e agora? A gente te ajuda! Separamos um vídeo do canal OcazenBrasil que vai te ensinar tudo.
Assim que você finalizar a automassagem, é hora de passar o plástico filme em todo o pé e deixá-lo por 15 a 20 minutos, tempo suficiente para o creme penetrar melhor na pele. Para potencializar, coloque uma meia em seguida.
Depois, retire tudo e, se quiser, finalize com mais um pouco de automassagem.
Como vimos, fazer spa dos pés em casa não é difícil e nós apostamos que você tem todos os materiais em casa, já que muitos são bem básicos. Agora, é só acrescentar na sua rotina de autocuidado e fazer a cada 15 dias.
Gostou das dicas? Compartilhe com as suas amigas e não deixe de se inscrever na nossa newsletter para ficar a par de todas as novidades. 🙂