Calçados para gestantes: tudo o que você precisa saber

Já se foram os dias em que pensar em moda e calçados para gestantes era sinônimo de usar roupas básicas, improvisadas e sem graça. Ultimamente, vimos a maravilhosa Rihanna mostrar que o período da gravidez pode, sim, ser ultra fashionista e que não precisa excluir nada dos seus visuais, apenas adaptar para se sentir confortável. 

Para que você, futura mamãe, possa curtir esse momento com segurança e conforto, sem deixar a peteca da autoestima cair, nós preparamos este guia que vai te ensinar tudo o que precisa saber sobre sapato para gestante. Boa leitura!

Qual a importância do calçado para gestantes?

Gravidez e conforto não parecem ser palavras que fazem sentido na mesma frase, não é mesmo? Afinal, gestantes sabem o quão difícil é achar a melhor posição para dormir ou para fazer determinadas atividades, ou então, como é complicado encontrar roupas ou calçados que permitam fazer os movimentos sem que isso se torne desagradável.

Mas a verdade é que dá para amenizar essas sensações negativas com a ajuda de peças que vão ser suas grandes aliadas nesse momento. Os calçados, por exemplo, devem ser escolhidos com cuidado, isso porque os pés e as pernas sofrem bastante durante o período. Vamos entender melhor. 

Proteção e segurança para você e para o bebê

O sapato ideal é aquele que vai te proporcionar segurança. Como os seus pés suportam o seu peso e o do nenê, a ideia é que eles estejam bem firmes dentro do calçado, sem riscos de torcer o tornozelo ou escorregar. 

E quanto tocamos nesse tópico, você já deve estar se perguntando: grávida pode usar salto alto? A resposta é simples: o melhor é repensar, pois há mais pontos contras do que a favor. Para responder essa pergunta com propriedade, trazemos o vídeo do canal Aline Pélvica, no qual a fisioterapeuta vai te contar tudo sobre o assunto.

Conforto para pés e tornozelos inchados

Os pés inchados são um verdadeiro pesadelo do período gestacional. Isso acontece porque durante a gravidez ocorre retenção de líquido que impede a circulação sanguínea nessa região. Portanto, mamães a partir do sexto mês provavelmente vão começar a viver esse episódio. 

Como o útero está bastante expandido, ele comprime a região pélvica, o que impede a circulação de sangue para os membros inferiores. Dessa forma, os calçados são muito importantes para que a gestante possa fazer as atividades diárias sem ficar extremamente incomodada. 

Evitar dor lombar e nas costas

Durante a gestação, a curvatura das costas é alterada. Sendo assim, a lombar fica mais curvada, o que gera dor na região. Ao usar saltos muito altos, você pode agravar essa sensação. 

Portanto, os calçados são bons aliados na missão de reduzir esse incômodo, deixando o calcanhar bem apoiado no chão. 

Sapatos para grávidas: como escolher?

Já vimos até aqui que o calçado durante a gravidez tem papel fundamental para proporcionar uma rotina mais agradável. E, então, como fazer a escolha certa? Vamos conferir!

Fuja de calçados apertados

Sabe aqueles sapatos superapertados, cheios de tiras ou que deixam os pés bem comprimidos? Esqueça! Eles não vão ser a melhor opção para você, sobretudo quando alcançar o sexto mês de gravidez. 

Substitua as tiras finas por aquelas mais grossas e com materiais agradáveis. Assim, o seu pé ficará bem seguro e muito mais confortável, especialmente nos dias em que estiverem inchados. 

Opte apenas por saltos mais baixos

Já vimos até aqui que salto alto e gravidez não são uma dupla perfeita. Mas isso não significa que você deva abrir mão do saltinho — em vez do salto agulha, use um que seja mais baixo e grosso. 

Esse tipo de salto, além de ser superconfortável, proporciona mais estabilidade do que os finos, sobretudo para grávidas que, com o ganho de peso da gestação, têm mais dificuldade em se equilibrar. 

Os tamancos e as sandálias de salto pequeno e grosso vão garantir que os seus looks continuem cheios de charme, inclusive em ocasiões mais formais. Outra opção é o flatform, que tem o formato de plataforma e, portanto, oferece mais estabilidade para os seus pés.

Os flatforms são uma boa pedida de sandália confortável para gestante.


Os flatforms são uma boa pedida de sandália confortável para gestante. 

Se você prefere não arriscar em nenhum tipo de salto, uma boa saída são os mules, que têm aparência bastante sofisticada e substituem muito bem esse toque charmoso dos saltos. 

Invista em calçados fofos

Os calçados com textura fofa vão deixar os seus pés bem acomodados e prontos para o dia a dia. Além disso, por serem mais baixos, oferecem estabilidade para o seu calcanhar. 

Aproveite a onda dos puff shoes, os sapatos fofos e com aparência inflada, para criar looks descontraídos e que esbanjam conforto. 

Bônus: inspiração para lookinho gestante

Agora que já sabe quais detalhes ficar atenta e quer soltar a Rihanna-gravidinha-fashionista que existe em você, chegou o momento de conferir as nossas inspirações de calçado para deixar o seu look superestiloso e celebrar com criatividade esse momento repleto de energia, força e sabedoria

Tamanco 

Já falamos ao longo do texto que os tamancos são uma ótima escolha de sapato para grávida. De salto pequeno e, geralmente, grosso, eles oferecem muito conforto e ainda deixam o look bastante fashion. 

Essa é uma boa opção para ocasiões especiais, pois você evita o uso do salto fino e ainda consegue criar um visual glamouroso. Além de eventos sofisticados, caso consiga, o tamanco pode ser utilizado no dia a dia, quem sabe no trabalho. 

Outra vantagem desse tipo de calçado é que a tira que cobre o peito do pé é mais folgada e, por isso, não vai apertar tanto. 

E como usar no look? O tamanco é muito versátil e tudo vai depender da ocasião que você vai participar. Na foto abaixo, você confere um visual que, apesar de ser básico, é bastante estiloso graças ao toque colorido e fashionista do calçado.

O tamanco colorido pode ser usado, inclusive, como ponto de cor do look.


O tamanco colorido pode ser usado, inclusive, como ponto de cor do look.

Mule

Se você já chegou no momento em que não consegue mais encarar nenhum tipo de salto, então, que tal o mule? Ele é um ótimo sapato para grávidas com pés inchados, justamente por ser mais larguinho e deixar uma boa parte livre. 

E como já falamos, ele é charmosíssimo e pode, muito bem, ser um ótimo candidato a calçado para ocasiões formais, assim como para o dia a dia. 

Na hora de compor o look, aposte no mule com saia, vestido midi ou calça de alfaiataria para ficar mais confortável.

Do casual ao formal, o mule é um calçado que vale o investimento.


Do casual ao formal, o mule é um calçado que vale o investimento.

Rasteiras

As rasteiras são ótimas como calçados para gestantes e é fácil entender o porquê: elas deixam os pés livres, são baixas e práticas para usar em qualquer momento. Sem falar que hoje em dia há um leque enorme de opções bem estilosas para garantir o charme do seu look. 

Na hora de combinar, provavelmente esse é o sapato mais democrático: vestidos e saias de qualquer tamanho, shorts ou calça jeans vão todos muito bem com a rasteira.

As rasteiras trazem a mesma sensação boa que os chinelos confortáveis para gestantes.


As rasteiras trazem a mesma sensação boa que os chinelos confortáveis para gestantes.

Agora você está pronta para escolher os seus calçados de gestante e ainda montar um visual moderno, estiloso e que não seja estruturado a partir das únicas roupas que te servem — ninguém merece!

Gostou e quer conhecer mais opções? Você pode encontrar todos os modelos deste post no site da Studio Z e conhecer outras ideias de produtos abaixo. 🙂

5/5 - (1 vote)
Studio Z

Studio Z

A Studio Z vai muito além de mais uma rede de lojas de calçados e acessórios. O que nos move todos os dias é a vontade de oferecer uma moda fácil, descomplicada e acessível aos nossos clientes.

Deixe um comentário