Seja para ocasiões especiais, passeios em família ou mesmo para o trabalho, o salto alto é, definitivamente, um item indispensável no guarda-roupa das mulheres! Além de alongar a silhueta, esse tipo de sapato transforma qualquer look em uma composição sofisticada.
Neste post, você confere diferentes tipos de salto alto, além da história por trás do icônico sapato. Ficou curiosa? Continue a leitura para saber mais!
Como o salto alto surgiu?
Embora não haja uma confirmação exata sobre onde foi criado o sapato de salto alto, os primeiros registros datam do Egito Antigo, 3.500 anos a.C. Acredita-se que, na época, o item era considerado um objeto de luxo e utilizado apenas pela alta nobreza.
Entre os anos 1400 e 1500 d.C., há registros de sapatos de salto utilizados por homens e mulheres nas práticas de equitação. Além disso, um salto chamado chopine foi criado na Turquia e era usado apenas por mulheres.
Décadas depois, durante a Idade Média, um sapato com solado em madeira foi criado e, assim como no Egito Antigo, também era um item que apenas as castas sociais mais abastadas possuíam. A ideia era que o salto mantivesse as roupas — produzidas com matérias primas caras e luxuosas — longe da lama.
Com o tempo e aprimoramento dos modelos, o item se tornou, ainda mais, uma forma de ostentar poder e status social. Catarina de Médici, rainha francesa e esposa de Henrique II, utilizava o sapato de salto alto em vista de sua baixa estatura. Sua coleção consistia em modelos artesanais produzidos pelo italiano Constantino Coccinelle, considerado um dos precursores do salto alto como conhecemos hoje.
O rei Luís XIV, de acordo com matéria publicada pela Super Interessante, também fazia uso do salto alto, tanto para compensar sua estatura quanto para evidenciar luxo e poder. Tanto é que foi ele quem decretou na época que esse tipo de sapato só poderia ser usado pela nobreza.
Muitos anos mais tarde, entre o final do século 19 e início do século 20, o salto se popularizou e tornou-se um item de desejo, especialmente entre as mulheres, porque as artistas de Hollywood utilizavam esse tipo de sapato nos tapetes vermelhos e premiações.
De lá para cá, novos formatos e tamanhos foram desenvolvidos e o sapato de salto alto passou a ser um item comum no guarda-roupa das mulheres em todo o mundo.
- Leia também: Sapatos curingas — 7 opções para usar o ano todo
Conheça os diferentes tipos de salto alto!
Agora que você conhece a história por trás da criação do salto alto, conheça sete modelos dessa categoria de sapato, assim como dicas para incorporá-los nos seus visuais!
1. Salto fino
O salto fino é um modelo clássico, muito utilizado em visuais sofisticados. Ele pode ser mais alto, como nos modelos stiletto; e de comprimento médio ou baixo, na versão kitten heel. Em todos os casos, é um sapato que traz muita elegância às composições.
Mas atenção! Como sua base é bastante fina, o peso do corpo não é igualmente distribuído pela sola do pé, o que significa que esse tipo de salto feminino não confere muita sustentação. Isso pode causar desconforto após algumas horas de uso, principalmente se você tiver problemas no joelho ou na coluna. Se esse for o caso, a dica é investir em modelos mais baixos, como o kitten heel.
2. Salto grosso (salto bloco)
O salto grosso, também chamado de salto bloco, é uma excelente opção de sapato mais confortável, porque confere estabilidade e sustentação em vista da espessura do modelo. Ideal para looks de trabalho ou para ocasiões que envolvam caminhadas curtas.
Está disponível tanto em modelos de sandália quanto sapatos fechados para o inverno, como botas e coturnos.
3. Salto reto
Dentre os estilos de salto que vem ganhando o coração das fashionistas, está o modelo reto! Por mais que sua base seja estreita, o comprimento do salto é largo, tornando-o mais confortável para o dia a dia.
O salto reto é superestiloso e fica incrível tanto em looks para o trabalho quanto com aquele seu vestido favorito para uma ocasião especial! Por não ser muito alto, você consegue usá-lo por mais tempo sem grandes desconfortos. É, definitivamente, um modelo indispensável para se ter!
4. Salto geométrico
Para quem busca por sandálias de salto alto da moda, as opções geométricas são a escolha perfeita! Supercriativas, inusitadas e estilosas, transformam qualquer look e com certeza vão dar o que falar!
Os modelos podem ser mais finos ou grossos e aparecer em diferentes formatos — quadrado, retangular, redondo, etc. A altura também é variável, mas, geralmente, são saltos médios, confortáveis para usar no dia a dia e fáceis de combinar.
5. Salto taça
O salto taça lembra, justamente, o item homônimo. Possui base quadrada mais larga, que é afunilada conforme atinge o solado do sapato. É um modelo superchique, perfeito para causar em eventos como formaturas e casamentos!
Se você gosta de se aventurar no mundo da moda, pode combiná-lo com peças casuais, como calças jeans e muscle tee, para um look inusitado e criativo. O modelo de salto vai superbem com peças em alfaiataria também!
6. Salto plataforma
As plataformas são um dos principais saltos da moda atual! Queridinhos das fashionistas, englobam a sola do sapato por completo e, normalmente, não apresentam nenhum desnível em sua altura. Além disso, podem ser blocados ou contar com um salto meia pata, para manter a estabilidade e assegurar o conforto durante o uso.
Sua popularidade é tanta que, hoje em dia, podemos encontrar sandálias, tênis, botas e diversos outros modelos flatforms. Por esse motivo, é um salto muito versátil para compor visuais casuais, inspirados no street style, ou ser combinado com peças mais formais para um look que é ao mesmo tempo chique e fashion.
Os saltos plataforma também podem ter solado liso ou tratorado. No segundo caso, a sola possui ondulações que lembram os pneus de um trator mesmo. Essas versões de salto são mais carregadas, perfeitas para quem curte composições rockers ou inspiradas no movimento emo.
Dica STZ: na hora de montar seu look com sandália plataforma, combine o sapato com peças atemporais, para criar equilíbrio no visual, especialmente se o modelo for tratorado.
7. Salto anabela
Anabela é um tipo de salto mais confortável, por ser grosso e preencher toda a sola do sapato. É comumente produzido em cortiça e, conforme o solado se aproxima da parte frontal, a altura do salto diminui.
É um modelo mais casual, ideal para looks do dia a dia e também para o trabalho, a depender do dress code da empresa. Além disso, é um ótimo tipo de salto para usar com vestido longo e saias em geral, deixando a composição mais romântica e com uma pegada boho.
Gostou de conhecer a história por trás desse sapato e os tipos de salto alto? Aproveite para conferir outros modelos disponíveis na Studio Z abaixo!