Como montar a árvore de Natal? Confira o passo a passo

Estilo de Vida | 02/12/2021

Como montar a árvore de Natal? Confira o passo a passo Como montar a árvore de Natal? Confira o passo a passo

Você também é dessas que sempre se pergunta como montar a árvore de Natal perfeita? Adora os pinheirinhos de shoppings e lojas e sonha em ter um desse jeitinho? Se as suas respostas foram sim, este post é para você!


De fato, para montar uma árvore com aquele toque de magia é necessário ter boas cartas na manga. São alguns truques de decoração natalina simples, mas que, depois de tudo pronto, vão mudar totalmente o visual do seu pinheiro. 

Se você não faz ideia de quais são essas dicas e por onde começar, calma! Preparamos um passo a passo com a ordem para montar a árvore de Natal. Boa leitura!

1. Abra bem todos os galhos do pinheiro

Não importa se a sua árvore é daquelas com poucos galhos ou das mais preenchidas, a dica vale para os dois tipos. Ao montar o pinheirinho, é muito importante que todos os galhos sejam abertos para diferentes direções, de forma que dê uma sensação de maior volume. 

Nessa etapa, vale dobrar levemente as pontinhas da árvore para cima, pois além de diminuir o risco dos enfeites caírem no chão (e quebrarem), ajuda a dar efeito de preenchimento para o pinheiro. 

2. Luzes e mais luzes

Os piscas-piscas são os responsáveis por dar profundidade ao pinheiro. Por isso, está liberado usar e abusar deles. É claro que você deve levar em consideração o tamanho da sua árvore na hora de escolher a iluminação ideal para que a luz esteja espalhada por todos os galhos e deixe a decoração cheia de brilho. 

Após decidir isso, é hora de começar a montar. Comece de cima para baixo, afinal, você vai precisar conectar os piscas-piscas à tomada e, dessa forma, não convém que puxe o cabo do topo da árvore. O ideal é que o plugue fique sempre na parte de baixo.

Quando começar a passar o fio, evite simplesmente enrolá-lo ao longo da árvore. É muito comum que isso seja feito, mas, ao final, você vai ver que o efeito de profundidade não deu certo. 

Como montar árvore de Natal
Uma dica importante de como arrumar a árvore de Natal é deixar os piscas-piscas por dentro do pinheiro, ao invés de apenas passar pelo lado de fora. 

O ideal é passar o fio em cada galho e sempre de dentro da árvore para fora, pois é assim que você irá conseguir a sensação de brilho no interior do pinheiro. 

Por último, é só fazer isso até completar toda a árvore, de forma que todos os espaços fiquem bem preenchidos. Lembre-se de que o cabo do pisca deve ser da mesma cor que a árvore, ou seja, nada de pinheiro branco com fio verde!

3. Para árvores pouco volumosas, use um festão

Nem todas as árvores de Natal são fartas, assim como nem sempre é acessível adquirir uma. Por isso, a dica é usar os festões a seu favor, que são aqueles enfeites que imitam a vegetação do pinheiro e que podem ser enrolados à árvore para dar mais volume. 

Os festões devem ser da mesma cor que o pinheiro — ou em um tom muito próximo — e na quantidade certa de acordo com o tamanho da sua árvore de Natal. 

No vídeo do canal Nós dois e uma vida, você confere o melhor jeito de passar o festão pelo pinheiro — e o resultado é ótimo!

4. Comece a pendurar os enfeites de base

Luzes e festões organizados, chegou a hora de começar a pendurar os enfeites que vão dar a base da sua decoração, ou seja, as bolas mais básicas.

Esses enfeites são responsáveis por conduzir a paleta de cores da árvore de Natal e se você ainda tem dúvidas de como combinar os tons, nós temos algumas dicas:

  • Vermelho e branco

  • Branco e azul

  • Vermelho e dourado

  • Vermelho e verde

  • Roxo e prata

  • Branco e dourado

  • Azul, rosa e dourado

O monocromático também tem conquistado o coração dos apaixonados por árvores natalinas decoradas. Os tons dourado e rosé gold estão super em alta e trazem sensação de elegância.

Voltando à decoração base, comece por colocar as bolas maiores. O ideal é que elas sejam penduradas de baixo para cima e espalhadas uniformemente. 

Após essa etapa, pendure as bolas pequenas, que devem preencher os espaços deixados pelas grandes. Dê prioridade para o topo da árvore que, por ser mais fino, ficará melhor com enfeites pequenos. 

5. Pendure os enfeites diferentes

Agora que a base está pronta, chegou o momento de pendurar os enfeites diferentes, ou seja, deixar a sua árvore de Natal decorada com laços, bolas com detalhes, pinhas, bichinhos ou outros elementos que você tenha encontrado e quer muito que estejam no seu pinheiro.

A dica é deixá-los em posição de destaque, dando prioridade para o meio e o topo da árvore. Entretanto, se houver muitos, o melhor é espalhá-los pelo pinheiro. 

Esses enfeites podem ser encaixados nos espaços que sobraram após pendurar as bolinhas. Assim, você consegue espalhá-los melhor, sem que a decoração fique muito carregada. 

6. Finalize com o topo da árvore

O último elemento a ser incluído é aquele que vai ficar no topo. O enfeite mais tradicional é a estrela, mas você pode deixar a imaginação fluir e ir além do comum. 

Há quem prefira arranjos com elementos naturais, pelúcias, laços etc. Existe até a opção de fazer em enfeite com fotografias ou estrelas em materiais diferentes, como papel, palitos de sorvete, entre outros. 

O importante é ter ideias de decoração natalina que tenham significado para você e que façam sentido de acordo com o que você acredita. 

Por fim, não deixe de acompanhar canais no YouTube ou de navegar pelo Pinterest. Ambas as redes sociais são excelentes para quem quer se inspirar e encontrar boas ideias de como montar a árvore de Natal. 

Gostou deste conteúdo e quer receber mais? Assine a newsletter da Studio Z e tenha no seu e-mail muitas dicas e novidades. Até mais! ?


ARRASE NO LOOK