Receitas de Natal simples e econômicas: 6 dicas para a sua ceia

Estilo de Vida | 20/12/2021

Receitas de Natal simples e econômicas: 6 dicas para a sua ceia Receitas de Natal simples e econômicas: 6 dicas para a sua ceia

Dezembro está quase chegando e você já sabe que esse é o momento de começar a planejar a ceia, junto com seus familiares e amigos. Ao mesmo tempo, essa é uma época do ano bem corrida, cheia de atividades e é normal que o tempo para se dedicar à cozinha seja menor. Por isso, nada como apostar em receitas de Natal simples e saborosas, que podem ser divididas entre todos que vão participar do jantar para que ninguém fique sobrecarregado. 

Se você e sua família ainda não têm nenhuma ideia, mas já estão decididos a montar um cardápio de Natal barato e apetitoso, vem com a gente e confira as nossas dicas que vão agradar a todos — incluindo aqueles que têm algum tipo de dieta especial.  Boa leitura!

Entradas

Sabe aquele momento em que todos os convidados chegam em casa e gostam de bater papo ao invés de ir diretamente para a ceia? Além de ser valioso, já que aproxima as pessoas, ele pode ser acompanhado de comidinhas deliciosas, ou melhor, as entradas. 

Esses pratos simples e rápidos de serem preparados são grandes aliados para manter o pessoal entretido, especialmente se os planos envolvem jantar mais tarde ou esperar outros convidados que podem se atrasar ou ir a alguma celebração religiosa no período da noite. 

Em seguida, você confere três opções fáceis de serem feitas.

Frios e petiscos

Frios e petiscos, como amendoins e azeitonas, são opções que agradam a praticamente todos os paladares. Difícil encontrar alguém que não goste deles e, além disso, são ótimos para abrir o apetite.

Você pode cortar cubinhos de presunto, diferentes tipos de queijo, azeitonas e, até mesmo, diversificar nos amendoins. 

Para baratear, compre amendoins e azeitonas a granel. Já os frios, que são os mais caros, podem ser divididos entre os convidados. Por exemplo, cada um traz um tipo de queijo ou de embutido. Dessa forma, o cardápio fica cheio de alternativas deliciosas. 

Receitas de Natal simples
Os frios são ótimos como entrada e, quando divididos por todos, podem deixar a ceia de Natal barata. 

Torradinhas e patês

São opções extremamente simples, mas muito saborosas. Além da sugestão anterior, essa pode ser um algo a mais para servir aos veganos da família. 

Lembre-se de que, nesse caso, é importante analisar se há pessoas com dietas especiais, como os alérgicos a glúten. Nesse caso, vale a pena comprar pães com receitas específicas para esse tipo de necessidade. 

Agora, vamos para a receita? Escolhemos um vídeo do canal Receitas que amo para você aprender três patês deliciosos: cebola caramelizada, cenoura defumada e tomate tostado. 

Apesar dessas receitas não serem veganas, você pode criar versões, substituindo a maionese tradicional pela que não contém produtos de origem animal. 

 

Minissanduíches

Os minissanduíches são uma boa opção para famílias que vão jantar tarde, já que eles forram mais o estômago. Também é uma ótima pedida para as crianças. 

O melhor sobre esse prato é que ele é muito versátil: você pode fazer com patê de frango, atum, saladas, pastas veganas, frios, enfim, as possibilidades são inúmeras!

Assim como na sugestão anterior, lembre-se de verificar se há pessoas alérgicas ao glúten na sua lista. E, no caso dos veganos, busque por pães sem nenhum ingrediente de origem animal, que são facilmente encontrados em supermercados. 

Pratos principais

Depois de petiscar, ter boas conversas e passar um tempo delicioso com a família, chegou o momento mais esperado: o de degustar os pratos principais da ceia. Separamos três receitas de Natal fáceis e que irão satisfazer os seus convidados. 

Como estamos considerando diferentes hábitos alimentares, trouxemos uma sugestão com carne e uma vegana. Claro, pensando em uma ceia de Natal econômica e simples. 

Frango assado

Para deixar o cardápio de Natal barato, uma opção é apostar na carne de frango. Apesar de ser um prato muito comum no dia a dia, pode ser preparado com muito carinho, bons temperos e, claro, apresentar um resultado suculento e delicioso. 

Pegue caneta e papel, vamos para a nossa receita de Natal salgada, que serve de seis a oito pessoas (considerando que há outros pratos para acompanhar)

Importante: essa receita deve ser feita com um dia de antecedência.

Ingredientes

  • Um frango inteiro de 2 kg

  • Cheiro-verde a gosto

  • Alecrim a gosto

  • Pimenta-do-reino a gosto

  • Alho a gosto

  • Água 

  • Sal — que deverá corresponder a 2% do peso do frango + água, como explicaremos adiante

Modo de preparo

A primeira etapa da nossa receita começa com o preparo de uma marinada. Para isso, você precisará de um liquidificador com água (o suficiente para bater os ingredientes). Nele, você irá bater o cheiro-verde, alecrim, louro, a pimenta-do-reino e o alho. A textura deve estar líquida e não há problema se ficar com alguns pedaços. 

Depois, leve o líquido para uma panela e deixe aquecer até levantar fervura. Enquanto isso, você pode produzir a salmoura. 

Em um recipiente (de preferência grande), coloque água o suficiente para cobrir o frango e o sal. Para salgar, é preciso fazer uma conta simples: você soma os litros de água com o peso do frango. Em seguida, adicione 220g de sal. 

Receitas de Natal simples
O frango bem temperado, além de delicioso, é ótimo para uma ceia de Natal simples. 

Após fazer o cálculo, misture o sal na água da vasilha. Volte para o tempero e peneire de forma que o líquido caia na salmoura. Agora, é só mergulhar o frango na água, tampar o recipiente e deixar na geladeira por 24 horas. 

Passado esse período, chegou o momento de preparar o frango. Escorra bem a salmoura e, depois, coloque em uma assadeira e amarre as coxas para que fiquem juntas. Leve ao forno por 150 ºC por 1h20. 

Deixe dourar, mas fique de olho! Se ficar tempo demais no forno, a carne pode ressecar. E pronto, o frango está preparado!

Abóbora recheada com creme de cogumelos 

 A dica de receita de Natal vegana é a abóbora recheada com creme de cogumelos. Ela vai surpreender os convidados que não comem nada de origem animal, mas também é uma ótima oportunidade para servir uma opção diferente, sem carne. 

A receita é do canal Larica Vegana e você pode conferir no vídeo abaixo. 

 

Rocambole de presunto e queijo

O rocambole de carne moída recheado com presunto e queijo é uma ótima ideia para quem procura uma ceia de Natal econômica e simples, sem abrir mão do sabor. Além de fácil de preparar, ela é feita com ingredientes bastante acessíveis. Vamos conferir!

Ingredientes

  • 800 g a 1 kg de carne moída

  • Presunto a gosto

  • Queijo muçarela ralado a gosto

  • 1 tomate picado em rodelas

  • 1 cebola picada em rodelas

  • Meia lata de milho 

  • Meia lata de ervilha

  • 1 e ½ xícara de molho de tomate

  • ½ xícara de azeite

  • 1 colher de sopa de creme de cebola

  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo

  • Sal a gosto

  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Comece por temperar a carne com o creme de cebola, sal, pimenta-do-reino, azeite e farinha de trigo, que vai ajudar a dar liga. Misture tudo bem.

Em seguida, prepare a bancada ou mesa para começar a montar o rocambole. Para abrir a carne, coloque-a entre dois plásticos e, em seguida, com ajuda do rolo de massa, comece a moldar até que ela fique em um formato retangular. Se você não tiver esse utensílio, as mãos ou uma garrafa de vidro podem ajudar.

Agora, é só começar a rechear: comece colocando o presunto, depois o tomate, a cebola, o milho e a ervilha e tempere com sal e orégano. Finalize com a muçarela ralada. Nessa etapa, é importante deixar as bordas sem recheio. 

Com tudo isso feito, comece a enrolar. Enquanto isso, você aperta, para ficar o rolo certinho. Depois, é só pegar o rocambole e colocar em uma assadeira. Pincele com molho de tomate. 

Leve ao forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 45 a 50 minutos. Após isso, está pronto!

Acompanhamentos

Para complementar o prato principal, nada como os acompanhamentos. E aqui não tem muito segredo: você pode apostar nos básicos: salada, maionese, farofa e arroz temperados. Essas três guarnições agradam as visitas que comem carne e aquelas que não comem — apenas lembre-se de optar por receitas sem nada de origem animal. 

E já que o objetivo do nosso texto é unir economia, praticidade e sabor, separamos três receitas de Natal veganas de acompanhamento, para você acertar em cheio com todos que vão curtir a ceia ao seu lado. ?

Maionese de batata 

Se tem uma receita que é a cara do Natal é a maionese, não é mesmo? Além de deliciosa, os ingredientes são superacessíveis.

Como já explicamos, optamos por deixar uma opção vegana, considerando os convidados que têm esse estilo de alimentação. Escolhemos a receita do canal Mussinha, que usa um diferencial: substitui a maionese por um creme de castanha-de-caju. Se você quiser deixá-la ainda mais em conta, pode optar pela versão vegana da maionese, que pode ser encontrada em supermercados. 

 

Farofa temperada

Impossível resistir a uma boa farofinha temperada. Essa receita é outra curinga da ceia de Natal e, por isso, deve marcar presença na sua noite. Uma das vantagens desse acompanhamento é que ele pode ser feito de tantas formas que será fácil agradar a seus convidados. 

A receita que escolhemos não leva carne, mas, se preferir, você pode acrescentar cubinhos de bacon. 

Ingredientes

  • 4 xícaras de farofa de milho ou outra da sua preferência

  • 1 cenoura pequena ralada

  • 2 tomates picados

  • 1 cebola roxa aos cubinhos

  • ½ pimentão picado

  • 10 azeitonas picadas

  • 3 dentes de alhos picados

  • 2 colheres de sopa de manteiga 

  • Sal a gosto

  • Pimenta-do-reino a gosto

  • Cheiro-verde a gosto


Modo de preparo

Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e acrescente a cebola, o pimentão e a cenoura. Tempere com sal e pimenta-do-reino e vá refogando. Depois, adicione os dentes de alho e deixe por mais 1 minuto. 

Agora, acrescente os tomates. Abra um espaço entre todos os ingredientes na frigideira e coloque a manteiga e a farofa. Agora, é só misturar tudo, até que fique dourado. 

Finalize a receita com cheiro-verde e pronto!

Arroz temperado

A última dica de acompanhamento é o arroz temperado, também conhecido como à grega. Além de supercolorido, ele é saudável e delicioso para combinar com as suas outras receitinhas de Natal. 

Separamos um vídeo do canal Receitas da Cris. Confira!

 

Sobremesas

Para fechar o cardápio, vamos para as nossas receitas de Natal doces, as tão esperadas sobremesas. Encontramos um vídeo superlegal do Tudo Gostoso que une três dicas tradicionais: pavê, rabanada e torta gelada de chocolate. Yummy! 

Prontinho! Chegamos ao fim do post com várias receitas de Natal simples, deliciosas e econômicas. Agora, é só você compartilhar com os seus convidados e decidir quem vai fazer o quê. Afinal, ceia boa é aquela que se constrói de forma coletiva, não é mesmo?

E se você gosta de conteúdos como este, inscreva-se na nossa newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades da Studio Z. Até a próxima!