Confira a tabela completa de tamanhos de sapato europeu para brasileiro

Moda | 26/12/2023

Confira a tabela completa de tamanhos de sapato europeu para brasileiro Confira a tabela completa de tamanhos de sapato europeu para brasileiro

Para quem é amante da moda e louca por calçados, entender e dominar os diferentes sistemas de numeração de sapatos é essencial, principalmente se gosta de comprar fora do país. Quando se trata da conversão entre os tamanhos de sapato europeu para brasileiro, sempre surgem algumas dúvidas comuns.

A busca pela tabela completa de tamanhos de sapatos europeus para brasileiros é uma necessidade para quem deseja adquirir calçados de marcas estrangeiras.

Por isso, vamos te mostrar como funciona essa conversão, além de facilitar a escolha do calçado perfeito, garantindo um ajuste confortável e adequado para seus pés.

Tabela de tamanhos de sapato europeu para brasileiro: um guia completo

O primeiro sistema de medida dos calçados foi publicado na Inglaterra em 1688. Ele foi baseado no acordo entre sapateiros e definia que o padrão era 1/4 de polegada, ou seja, 0,635 cm.

No entanto, outra medida foi instituída cem anos depois. Assim, o acordo passou a ser 1/3 de polegada, ou 0,846 cm, ou ainda, o tamanho de um grão de cevada. Essa medida passou a ser chamada de ponto.

Dessa forma, a maioria dos países passaram a adotar esse método ou variações dele.

O sistema de numeração de sapatos

Antes de falarmos sobre a conversão de tamanhos de sapato europeu para brasileiro, é super importante você entender como funciona o sistema de numeração utilizado em cada região.

Na Europa, utiliza-se o ponto francês ou ponto parisiense, que mede 2/3 de centímetro. Além disso, a medição começa no calcanhar com o zero e cada ponto avança 0,66 centímetros.

Esse ponto é usado na maioria da Europa, tais como nos seguintes países: primeiramente a França, que foi onde originou o ponto francês, mas também na Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Holanda, Itália, Portugal, e Suíça.

Já no Brasil, também usam o ponto francês, mas com uma pequena variação por conta do biótipo do nosso país. Já que aqui os pés costumam ser um pouco mais largos, ao invés de zero no calcanhar, coloca-se o -2. Ou seja, os sapatos no Brasil costumam ter 2 tamanhos a mais do que na Europa.

E como funciona em outros países fora da Europa?

Outros países tem sistemas diferentes, tais como:

  • Inglaterra: a numeração começa a 4 polegadas do calcanhar e depois avança no ponto inglês, que é 1/3 de polegada. Inclusive essa numeração também é válida em países de colonização inglesa;
  • Estados Unidos: é a mesma dos ingleses, mas ao invés de começarem no zero, partem do 1. Sendo assim, os calçados norte-americanos são sempre 1 número maior que os da Inglaterra.

Convertendo tamanhos de sapato europeu para brasileiro

Para converter os tamanhos de sapato europeu para o brasileiro, é essencial estar ciente das equivalências de medidas.

Confira a tabela básica dos principais números de calçados femininos:

Europa (EUR) Brasil (BRA)
35 33
35,5 33
36 34
37 35
37,5 35
38 36
38,5 36
39 37
40 38
41 39

É importante ressaltar que essas equivalências podem variar entre marcas e modelos. Normalmente as lojas oferecem algum tipo de tabela para você consultar e não errar no tamanho.

Além disso, os calçados infantis possuem outro tipo de numeração.

Dicas para escolher seus sapatos com numeração europeia

Se você pensa em comprar sapatos com numeração europeia, precisa considerar alguns pontos para evitar possíveis erros:

  • Consulte a tabela de conversão: antes de comprar, verifique a tabela de conversão específica da marca ou da loja para garantir a precisão do tamanho;
  • Conheça suas medidas: quando for comprar calçados fora do Brasil, meça antes o comprimento do seu pé. Você pode usar uma folha de papel no chão, desenhar o contorno e medir com uma régua. Assim, você consegue usar essa medida como referência na hora de escolher o tamanho correto;
  • Considere a largura: além do comprimento, você precisa também levar em conta a largura dos seus pés. Isso porque alguns modelos podem variar nesse aspecto;
  • Analise as avaliações: se for fazer uma compra online, leia as avaliações de outros compradores para entender se o tamanho do calçado é fiel ao padrão brasileiro ou se é necessário escolher um número maior ou menor;
  • Experimente: se for possível, experimente o calçado pessoalmente para garantir que terá um ajuste perfeito.

Compreender a tabela completa de tamanhos de sapato europeu para brasileiro pode fazer toda a diferença na hora de adquirir o calçado ideal.

Lembre-se então de considerar os sistemas de numeração, verificar se as lojas ou marcas possuem tabelas de conversão específicas e, sempre que possível, experimente os calçados antes da compra para garantir conforto e ajuste adequado.

Com essas dicas, você estará mais preparado para fazer as melhores escolhas quando for adicionar novos pares à sua coleção.

Fique por dentro de conteúdos como esse acessando o blog da STZ!