7 livros de autoconhecimento que irão te impressionar

Estilo de Vida | 26/05/2022

7 livros de autoconhecimento que irão te impressionar 7 livros de autoconhecimento que irão te impressionar

Muitas vezes, tudo aquilo que precisamos é de uma palavra amiga de alguém que nos conhece bem - às vezes, até mais que nós mesmos! Acontece que, nem sempre, encontrá-la é uma tarefa fácil. Nesse cenário, livros de autoconhecimento poderão ajudar.

Comuns em prateleiras físicas e digitais, os livros de autoconhecimento são excelentes alternativas para quem busca se aprofundar e ter uma experiência melhor sobre a vida. Alguns autores, inclusive, possuem conteúdos que ajudam a desbloquear a mente.

Para ter uma experiência completa na imersão em livros de autoconhecimento, escolha um cantinho calmo, acenda um incenso artesanal, prepare um bom chá e reflita sobre cada uma das linhas textuais. Afinal, ninguém vai cuidar melhor de você como você mesmo!

 

Afinal, o que são livros de autoconhecimento?

Em linhas gerais, livros de autoconhecimento são aqueles que buscam uma visão holística sobre as características dos seres humanos. Isso é, por meio de linhas filosóficas ou terapêuticas, tentam elucidar comportamentos inerentes aos nossos instintos.

Os autores desse tipo de livro, normalmente, explicam a origem de determinadas ações diante de situações adversas que podem ocorrer com qualquer um de nós e, então, a partir da identificação que temos com aquilo, dão alternativas para que mudemos o mindset.

Muito comum no meio corporativo, o termo mindset refere-se à mentalidade. Então, os livros de autoconhecimento estimulam a nossa capacidade de nos entendermos profundamente, para que possamos mudar nossa mentalidade, principalmente, diante de nossas fraquezas.

Abaixo, elencamos alguns livros de autoconhecimento para que você comece a leitura agora mesmo e, por meio dela, encontre formas de compreender-se e ser o seu melhor amigo, principalmente nos momentos mais difíceis da vida.

 

Livros de autoconhecimento para começar a ler agora

Ao pesquisar por livros de autoconhecimento, você encontrará diversas opções. Algumas podem ser excelentes para quem está começando a se aventurar por esse gênero literário. Outras, exigem leituras prévias para que você tenha total compreensão do conteúdo.

Por isso, abaixo, separamos algumas dicas que servem para todos os tipos de pessoas que desejam, realmente, encontrar, na literatura, formas de desenvolver, do jeito máximo, o próprio potencial. Enjoy!

 

O Poder do Hábito (Charles Duhigg)

Encontrado de forma física e digital, “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg, é um dos melhores exemplos de livros de autoconhecimento que falam sobre compreensão e mudança do que somos e do que podemos nos tornar.

Na história, você acompanhará personagens que decidiram transformar todos os hábitos de suas vidas e, dessa forma, conseguiram alcançar o sucesso. E, acredite: todas as mudanças observadas no livro são sutis.

Charles Duhigg mostra que, a partir da sutileza, grandes transformações podem ocorrer na vida de quem se propõe a melhorar.

 

O Desenvolvimento da Personalidade (Carl G. Jung)

Neste livro, Carl G. Jung conversa diretamente com os pais e busca explicar que o desenvolvimento da personalidade da criança depende, em grande parte, de padrões comportamentais que os pequenos observam dentro de suas próprias casas.

Jung reúne estudos que chamam a atenção dos adultos para que estes se atentem às formas de criação, bem como às linhas de psicologia aplicada para com as crianças, já que estes fatores são determinantes para a psique daqueles que, futuramente, repetirão o ciclo.

Trata-se de um fascinante livro de autoconhecimento para quem se questiona se a criação interfere, diretamente, no comportamento dos adultos diante das mais diversas situações - sejam elas positivas ou negativas.

 

Ser e Tempo — Martin Heidegger

Martin Heidegger foi um filósofo alemão que, em 1927, escreveu o livro “Ser e Tempo”, que continua atual, mesmo após tantos anos.

Nesta obra, Heidegger explica que cada “ser” é único e indefinível, enquanto o “tempo” é a instância na qual conseguimos nos compreender e, ainda, compreender os acontecimentos que nos rodeiam, e ambas as coisas estão intrínsecas.

Ou seja, para o autor, nós somente conseguimos “ser” a partir do momento em que nos compreendemos como partes únicas e, também, partes do todo. Trata-se de uma leitura densa, mas baseada na filosofia praticada pelo autor.

 

O Corpo Fala — Pierre Weil e Roland Tompakow

Nesta obra “dupla”, Pierre e Roland explicam que o ser humano pode ser lido por meio de expressões corporais demonstradas diante de inúmeras situações.

Durante toda a obra, “O Corpo Fala” tenta desvendar a comunicação não-verbal dos seres humanos, analisando princípios ocultos que regem os corpos.

Neste livro, que serve tanto para ler os outros como para ler a si mesmo, expressões, gestos e atos corporais são vistos como meios reagentes, pelos quais podemos entender sentimentos e posicionamentos. É uma leitura obrigatória para quem curte o gênero!

 

Inteligência Emocional — Daniel Goleman

No livro “Inteligência Emocional”, Goleman fala sobre a capacidade de gerenciamento dos próprios sentimentos.

De acordo com o autor, quem consegue controlar aquilo que sente, é capaz de desenvolver-se, psicologicamente, de maneira mais inteligente.

É uma obra bastante interessante para quem estuda psicologia e, ainda, para aqueles que desejam aprender o papel da mente no desenvolvimento humano.

 

Mindset — Carol Dweck

Mindset” é uma obra que expressa que a nossa mentalidade é fundamental para que tenhamos sucesso na vida - tanto na área pessoal quanto na área profissional.

Ao reunir pesquisas, Dweck mostra que o jeito com o qual o sujeito encara as dificuldades e os obstáculos é determinante para que ele possa atingir os seus objetivos ao longo da vida.

Nesta obra, a autora demonstra que o potencial humano só pode ser atingido, em sua totalidade máxima, por meio da mudança da mentalidade, já que ela é um fator determinante sobre a pessoa que iremos nos tornar.

 

Por que fazemos o que fazemos? — Mário Sérgio Cortella

De autoria do brasileiro Mário Sérgio Cortella, “Por que fazemos o que fazemos?” busca explicar o comportamento humano no decorrer de 20 capítulos que ressaltam a importância da resiliência para uma vida bem vivida.

O livro aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade a si e ao seu emprego.

Trata-se de um livro de autoconhecimento de fácil leitura e compreensão, excelente para quem está embarcando agora neste gênero literário.

 

Conclusão

Percebeu a diversidade literária dos livros de autoconhecimento listados aqui? Todos são excelentes em suas maneiras e demonstram a forma de pensar a partir de percepções dos próprios autores, fruto de anos de pesquisa e estudo.

Ao iniciar a leitura de qualquer obra indicada neste texto, você fará uma imersão dentro de si mesmo e de seus valores, prioridades, princípios e personalidades, para compreender-se melhor e, assim, reagir diante do contexto da sua própria vida.

Aproveite as dicas e embarque nessa jornada cheia de emoções que somente os livros de autoconhecimento proporcionam!