Os perigos de usar o famoso chip da beleza

Beleza | 08/11/2022

Os perigos de usar o famoso chip da beleza Os perigos de usar o famoso chip da beleza

Você certamente tem alguma insegurança com seu corpo, certo? Não importa qual ele seja, em algum momento você já desejou contornar ele ou apenas decidiu se amar do jeito que você é.

O chip da beleza chegou para, supostamente, revolucionar o mercado estético e o sistema para salão de beleza. Provavelmente você já ouviu falar sobre ele ou conhece alguém que já tenha enfrentado reações graves a esse implante.

Portanto, confira agora tudo o que você precisa saber sobre o chip da beleza. Suas funções, seus perigos e também como ele funciona e age no corpo humano. Só depois disso, você vai conseguir avaliar se vale a pena ou não.

O que é o chip da beleza?

Antes de entender mais sobre o chip, é importante entender primeiro o que ele, realmente, é. Com isso, ele é um implante hormonal, mais precisamente do hormônio masculino gestrinona, que foi criado para atuar no tratamento da endometriose, devido a sua capacidade de diminuir os sintomas e interromper ciclo menstrual.

Um fato muito importante de alertar é que o chip da beleza não é autorizado pela Anvisa e, muito menos, pelo Conselho Federal de Medicina. Isso ocorre pela falta de estudos científicos que atestem a eficácia do produto.

O que tem dentro do chip da beleza?

Como mencionado anteriormente, o principal componente desse implante hormonal é a presença do hormônio masculino gestrinona. Entretanto, normalmente, está contido no chip também os hormônios nestorone (elcometrina), testosterona, estradiol, nomegestrol e levonorgestrel.

Como funciona e qual é o objetivo do chip da beleza?

O chip da beleza é formado por pequenos tubos de silicone e mede cerca de 3cm. O tubo, ou melhor o chip, é implantado debaixo da pele do abdômen ou do glúteo, após anestesia local.

Após o implante, começa a liberação diária de hormônios, assim como o gestrinona, na corrente sanguínea do paciente.A partir da sua colocação, há a liberação constante de gestrinona e, em alguns casos, de outros hormônios na corrente sanguínea.

O seu funcionamento costuma ter validade de 6 a 12 meses, variando de cada organismo. Sua função é aumentar a perda de gordura e diminuir a celulite. Além disso, ele também é usado para ganho de massa muscular, aliado a alimentação e atividades físicas equilibradas.

Quais os benefícios do chip da beleza?

As mulheres que buscam colocar o chip podem esperar, se for realizado o procedimento correto, alguns benefícios. Entretanto, é importante lembrar que eles não são garantidos e também é um método não indicado pelos principais órgãos reguladores.

  • Redução da celulite
  • Pode interromper a menstruação
  • Alivia os efeitos da TPM
  • Diminui sintomas da endometriose
  • Auxilia o emagrecimento
  • Ganho de massa muscular
  • Possui efeito contraceptivo

Efeitos colaterais do chip da beleza

Assim como qualquer outro procedimento estético, mesmo que ele não tenha sido desenvolvido para essa função, o chip da beleza pode acarretar em uma série de efeitos colaterais.

Portanto, se você está pensando em fazer uso do chip, é importante que você saiba o que pode acontecer com o seu corpo após os 3 cm de tubo de silicone for liberado para dentro da sua corrente sanguínea.

  • Aumento de pelos no corpo e rosto
  • Queda de cabelo
  • Aumento da oleosidade da pele
  • Aumento de acne
  • Aumento dos níveis de colesterol
  • Sangramento fora do período menstrual
  • Aumento do clitóris
  • Alteração da voz
  • Alteração na fertilidade
  • Alterações cardíacas

Quem não pode usar o chip da beleza?

Como a maioria dos procedimentos, ele também é contraindicado para pessoas que apresentam algumas condições. Por se tratar de hormônios, o chip não é recomendado para mulheres grávidas ou lactantes, além de pessoas com:

  • Doenças cardíacas
  • Diabetes
  • Colesterol alto
  • Obesidade
  • Alterações nos rins ou fígado

Quanto custa o chip da beleza?

Os valores desse implante variam de acordo com cada região e também de acordo com os hormônios que são colocados dentro do tubo de silicone. Entretanto, de modo geral, os preços costumam variar entre 3 mil e 9 mil reais.

Portanto, é evidente que não é um valor muito acessível para a maioria das mulheres. Com isso, é muito importante que seja feito com profissionais capacitados e também que pese bem os riscos e benefícios desse procedimento.

Qual o motivo da alta procura?

Cada vez mais a internet favorece o crescimento dos mais diversos tipos de procedimentos estéticos. Ela, apesar de vários benefícios, favorece para que as pessoas, principalmente as mulheres, criem um falso perfil estético ideal.

Com isso, é cada vez mais comum encontrar pessoas procurando procedimentos estéticos apenas para se inserir em um ambiente, para fazer parte de um grupo e muitas vezes, se parar para analisar friamente, a pessoa nem se sente tão incomoda com sua estética.

Portanto, além do chip da beleza, outros procedimentos estéticos estão em alta no país e muitas vezes podem apresentar resultados muito eficazes e menos nocivos à saúde do paciente. Confira agora os 3 procedimentos mais comuns no Brasil:

1 - Depilação a Laser

A depilação a laser é indicada para as pessoas que têm o desejo de eliminar os pelos corporais, principalmente axilas e virilhas, além de clarear a pele e diminuir a foliculite. Muito usado por mulheres, vêm sendo cada vez mais sendo procurado por homens.

2 - Botox

Com a função de rejuvenescer a pessoa, esse procedimento tem o objetivo de tratar rugas, aliviar as marcas de expressões e prevenir que novas apareçam. Seu uso pode ser feito em diferentes regiões, sendo as mais comuns na testa e pés de galinha.

3 - Harmonização facial

Por fim, o terceiro procedimento estético bastante comum é a harmonização facial. Ela, por sua vez, utiliza diferentes técnicas de preenchimento com ácido hialurônico, visando equilibrar o volume, o formato e o ângulo do rosto.

 

Conclusão

Agora que você já ouviu tudo sobre o chip da beleza e outros procedimentos estéticos, você já pode tomar a decisão de fazer ou não tais procedimentos. É muito importante que você tenha conhecimento dos riscos.

Outro ponto importante a ser, novamente, destacado é que você só precisa fazer um procedimento caso seja do seu interesse. Ou seja, nunca faça algo porque alguém diz que é necessário ou que só vai ficar bonita com ele.